A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Norte e Tramagal vai assinalar 100 anos de existência, promovendo uma sessão solene no auditório Prof. Pacheco de Amorim, no Instituto Politécnico de Tomar, que terá lugar, na tarde de hoje.
A sessão será conduzida pelos professores Ricardo Cruz e Bernardo Marques, do Centro de estudos de Gestão e Economia Aplicada – CEGEA, da Universidade Católica do Porto – Business School.
Em nota de imprensa, a instituição destaca que “pretende homenagear, de uma forma pública e global, todos aqueles que ao longo de mais de um século, contribuíram de alguma forma para este trajeto, que possibilitou a afirmação do Crédito Agrícola nesta região”.
“Desde a primeira hora, até à atualidade, o Crédito Agrícola tem apostado no apoio ao empreendedorismo e à iniciativa pessoal e empresarial de muitos conterrâneos nossos, tendo contribuído, dessa forma, para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da região em que nos inserimos”, pode ler-se na informação.
Foi no ano de 1914, que um conjunto de empreendedores, decidiu juntar-se em Tomar, no dia da fundação da cidade (01/03/1914), e iniciar o processo de criação da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Tomar. Passados “mais de cem anos, a semente que ali foi lançada, produziu um fruto, que em conjunto com as sementes igualmente lançadas por idênticos empreendedores nas localidades de Torres Novas e Riachos, vieram a culminar numa nova instituição, com maior escala, ao se fundirem as três caixas, em 1995. Mais recentemente, em dezembro de 2013, este projeto cresceu, ao acolher no seu seio, a vizinha Caixa Agrícola do Tramagal”.
Programa da cerimónia:
15:15 – Apresentação do livro – “Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Norte, uma história Centenária – 1914 – 2014”, pelos autores Margarida Moleiro e Ricardo Raimundo.
15:45 – Homenagem – “Distinção dos Funcionários com 25 ou mais anos ao serviço da Instituição”.