Anabela Cardoso, da Biblioteca Municipal, Júlia Amorim, presidente da CM, Daniel Martins, vereador e Isabel Magano, do Posto de Turismo
"Poesia e Música à Mesa" é o nome do novo projeto que a Câmara Municipal de Constância lançou junto dos restaurantes do concelho. O evento, que principia dia 8 de abril, foi hoje apresentado no Centro Náutico da vila.
A ação vai levar a poesia e a música a palcos improváveis - às salas de refeição de 9 restaurantes do concelho. Lado a lado estarão artistas com notoriedade local e nacional que darão voz a grandes poetas como Alexandre O’Neill, Vasco de Lima Couto e Luís de Camões. Além da poesia, a música vai ser uma constante e o melhor da gastronomia local também.
Hoje na sessão de apresentação, Daniel Martins, vereador na CM, disse que vai ser possível “aliar a identidade de Constância e a poesia juntamente com o nosso legado gastronómico do concelho (…) Constância não se pode valorizar esquecendo que efetivamente tem uma cultura poética, um legado de poesia que a preenche”.
Para o vereador, “Poesia e Música à Mesa tornou-se uma grande iniciativa porque teve o envolvimento de 9 restaurantes (…) Estes restaurantes acabam por acolher as notas musicais e os poemas que se vão misturar com aromas e algumas sensações. A base da proposta é combinação do sentir”, salientou.
Por sua vez Júlia Amorim, presidente da CM, afirmou que o executivo quer “afirmar o concelho enquanto produto turístico, não só numa perspetiva do concelho em si, mas com a perspetiva de que aquilo que de bom se faz no nosso concelho pode ter repercussões nos concelhos vizinhos e na região”.
“ Nesse sentido, se temos um produto turístico para vender naturalmente que há sempre um conjunto de agentes que são indispensáveis e que têm de trabalhar para desenvolver a sua atividade económica e portanto serem rentáveis. Neste caso concreto, entendemos que na área da restauração é importante desenvolver algumas atividades”, fez notar.
Júlia Amorim lembrou que “ a poesia é indissociável de Constância, como Camões, Vasco de Lima Couto, Alexandre O’Neill, entre outros, foram. Entendemos que com este mote da poesia, poderíamos proporcionar, em articulação com os restaurantes do nosso concelho, um conjunto de atividades de animação cultural, que pudessem ser enriquecedoras para nós que cá vivemos e para quem nos queira visitar”. Assim está “dado o mote pela Câmara Municipal para que em termos do serviço prestado pelas entidades privadas sintam aqui alguma força e alguma retaguarda para continuarem a trabalhar com empenhamento e com o retorno económico que merecem”.
A iniciativa "Poesia e Música à Mesa" vai decorrer no período de almoço e de jantar em 9 restaurantes do concelho e será sujeita a reserva.
Sessão de apresentação do projeto Poesia e Música à Mesa
Alunos do Agrupamento de Escolas declamaram poesia
Programa:
8 de abril – Restaurante Leopoldina (em Constância)
Poesia – Vítor de Sousa
Música – José Miguel Rodrigues
29 de abril – Restaurante Os Lusíadas (em Constância)
Poesia – Raúl Caldeira
Música – Tintinnabvlvm
5 de maio – Restaurante O Brigadeiro (em Santa Margarida da Coutada)
Poesia – Telmo Mendes
Música – João Madeira
3 de junho – Restaurante D. José Pinhão (em Constância)
Poesia – José Fanha
Música – Custódio Castelo
24 de junho – Restaurante Central Park (em Santa Margarida da Coutada)
Poesia – Ana Maria Dias
Música – Wake up Mary
7 de julho – Restaurante Os Arcos (em Constância)
Poesia – Grupo Diálogos
Música – Grupo Diálogos
11 de agosto – Restaurante Trinca Fortes (em Constância)
Poesia – Fred
Música – Duo de flauta e guitarra
1 de setembro – Restaurante Pezinhos do Rio (em Constância)
Poesia – Carlos Carvalheiro
Música – Ana e David
22 de setembro – Restaurante Nateiro (em Constância)
Poesia – Paula Malheiro
Música – Guilherme Malheiro