Realizou-se na quarta-feira à noite, a cerimónia de Instalação dos Órgãos Autárquicos de Sardoal, eleitos na votação de dia 1 de outubro. O ato solene teve lugar no Centro Cultural Gil Vicente que contou com uma plateia bem composta e que cumpriu um minuto de silêncio em memória das vítimas dos incêndios.
Miguel Borges, reeleito presidente da Câmara Municipal, falou da vitória alcançada e relembrou as opções políticas do último mandato. “Foi a vitória da Requalificação do Parque Escolar, da Loja do Cidadão, do Espaço Cá da Terra, do Gabinete de Apoio ao Empresário, do Espaço Empreende, do Arquivo Municipal, do Ensino Superior Público – Curso TeSP de Produção Artística para a Conservação e Restauro, da Universidade Sénior, do Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, do Transporte a Pedido, do Incentivo à Natalidade, do Apoio ao Associativismo, das Bolsas de Mérito, das Bolsas de Estudo, dos Corredores Pedonais na Zona Histórica, do Espaço Partilhado para as Artes e Ofícios, da Rede de Percursos Pedestres, do Sardoal Jazz, do Encontro Internacional de Piano, da Rede Eunice, da substituição de condutas de água e repavimentação em Valhascos e Panascos e repavimentação em Casos Novos, foi a vitória de tudo isto e muito, muito mais. Foi a vitória do Sardoal, dos Sardoalenses”, enumerou o autarca.
O presidente lembrou que “habituados que estamos a conviver com algumas das realidades anteriormente referidas, em alguns casos poderemos ser levados a pensar que já existem há muito tempo. Mas foram nossas opções políticas, fomos nós que o construímos nestes últimos quatro anos, fruto do compromisso que assumimos perante os Sardoalenses, um compromisso assente na verdade, Transparência, honestidade e muito, muito, muito trabalho”.
“O nosso compromisso assenta (…) em fazer como nos últimos 4 anos”
Miguel Borges não deixou de olhar também para o futuro e referiu que “há quatro anos definimos uma estratégia diferenciadora para o nosso Concelho. Assumimos que governaríamos, não para as próximas eleições, mas para as próximas gerações. Partindo do mote que «Interioridade não é Sinónimo de Inferioridade», traçámos um rumo fruto do conhecimento do potencial de desenvolvimento do nosso Concelho, tendo como objetivo a qualidade de vida dos sardoalenses. Foi na continuidade destes princípios, conscientes de que muito há para fazer, que nos submetemos a eleições, elencando não um conjunto de promessas mas, partindo da experiência adquirida, um conjunto de propostas que queremos ver implementadas no mandato que agora se inicia. A sua concretização está numa parte substancial, dependente do atual quadro comunitário Portugal 2020”.
“O nosso compromisso assenta, essencialmente, na capacidade em fazer, como nos últimos 4 anos bem o demonstrámos”, assinalou o presidente que avançou, para breve, a apresentação de um Plano de Desenvolvimento Estratégico, “fruto do conhecimento das nossas potencialidades, mas também das nossas fraquezas, com propostas de superação destas e valorização de todo o nosso potencial”.
“Transformar todos estes recursos num produto de valorização económica criador de riqueza, de postos de trabalho e fixação de pessoas no nosso Concelho, é o nosso grande desafio na continuidade das sementes germinadas durante o primeiro mandato”, disse Miguel Borges que voltar a afirmar que “todo este trabalho não se esgotará neste ciclo autárquico, é um trabalho de fundo que procura a sustentabilidade do nosso Concelho, afirmando-se como uma mais-valia no contexto regional onde nos inserimos”.
A campanha autárquica e a oposição também não foram esquecidas no discurso do presidente. Miguel Borges falou de ataques pessoais que considerou insultuosos. (Ver notícia relacionada)
O presidente terminou, como habitualmente, reforçando que “interioridade é sinónimo de qualidade”.
EXECUTIVO MUNICIPAL
Miguel Borges (PSD)
Pedro Duque (PS)
Jorge Gaspar (PSD)
Pedro Rosa (PSD)
Carlos Duarte (PS)
ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Miguel Mora Alves (PSD)
Fernando Vasco (PS)
Joaquim Serras (PSD)
José Esteves (PSD)
Adérito Garcia (PS)
Joana Ramos (PSD)
Rui Valente (PS)
César Marques (PSD)
Anacleto Batista (PSD)
Maria Manuela Ferreira (PS)
Alcina Almeida (PSD)
Vítor Morais (PS)
Francisco António (PSD)
Luís Salgueiro (PSD)
Manuel Luís Costa (PS)
JUNTAS DE FREGUESIA
Jorge Pina (PSD) – Junta de Freguesia de Valhascos
António Fernandes (PSD) – Junta de Freguesia de Santiago de Montalegre
Paulo Casola Pedro (PSD) – Junta de Freguesia de Alcaravela
Miguel Catalão Alves (PS) – Junta de Freguesia de Sardoal
Notícia relacionada: http://www.antenalivre.pt/noticias/sardoal-tomada-de-posse-e-tema-de-discussao-na-1-reuniao-de-camara-do-novo-executivo-/