O Teatro ABC - Companhia Nacional de Teatro Português sobe ao palco do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, no dia 25 de Abril, pelas 21h30m, com a peça “25 de Abril, Sempre!”.
Esta peça, da autoria e direção de Nuno Miguel Henriques, tem uma componente histórica, cultural e artística, pedagógica contemporânea e interativa da Revolução dos Cravos.
A peça tem uma abordagem imparcial do antes e depois da Revolução dos Cravos de 1974. O 25 de Abril passou a ser, com a distância de cinco décadas, bem como pela celeridade dos acontecimentos recentes da globalização, uma temática menos apaixonante e por vezes até incompreendida. Por isso mesmo, “tentamos hoje de uma forma simples e eficaz transformá-la em algo compreensível.”
O antes e o depois, com a história concisa e rigorosa dos acontecimentos do Estado Novo, a sua implementação e queda, a Segunda Grande Guerra, as Crises Coloniais, os Movimentos Separatistas, a Guerra Colonial, o General sem Medo, as tentativas de Golpes de Estado, a Ala Liberal, o Professor Oliveira Salazar, o Marcelismo e vários Nomes Notáveis ligados ao pré-25 de Abril de 1974, das várias correntes ideológicas, são referenciados durante a representação por atores profissionais, reconhecidos pelo seu talento, versatilidade e grande dimensão artística.
A Mocidade Portuguesa, PIDE/DGS, a Censura, a Liberdade, a Televisão e Rádio Pública, as consequências da Primavera Marcelista, o General Spínola, o MFA, os Militares de Abril e temáticas como o PREC, as Nacionalizações, a Reforma Agrária, as Milícias Populares, as Sessões de Esclarecimento, os emergentes Partidos Políticos e as Eleições Livres, merecem também destaque durante este espetáculo original.
A entrada para o espetáculo é gratuita, mas sujeita ao levantamento de bilhete.