Antena Livre
Deseja receber notificações?

VN Barquinha: 28.º Mês do Sável e da Lampreia regressa aos moldes habituais(C/ ÁUDIO)

11/02/2022 às 16:59

Após um ano atípico, com uma edição exclusivamente em take-away, o Mês do Sável e da Lampreia está de volta às mesas dos restaurantes do concelho de Vila Nova da Barquinha. O Município vai promover a mostra gastronómica pelo 28.º ano consecutivo, entre 19 de fevereiro e 27 de março de 2022.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, em reunião do Executivo, e o presidente da Autarquia, Fernando Freire, deixou o desejo desta edição poder ser um regresso “à normalidade possível”.

Nesta época do ano estas espécies, o sável e a lampreia, sobem as águas do Tejo, dando origem a sabores únicos, confecionados de acordo com receitas centenárias. Este verdadeiro festival da gastronomia ribeirinha, fruto da parceria do Município com os restaurantes, tem como principal objetivo difundir a cozinha típica e tradicional de um concelho banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão – e cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória.

Os baixos caudais do rio são, no entanto, um entrave para que o sável e a lampreia possam ser capturados no Tejo. Contudo, a modalidade presencial está de regresso aos restaurantes após dois anos de take-away.

O Mês do Sável e da Lampreia é já uma tradição anual neste concelho ribeirinho, animando a restauração e atraindo milhares de visitantes a um território onde se pode visitar o Castelo de Almourol, a Igreja Matriz de Atalaia, o Centro de Interpretação Templário, o Parque de Escultura Contemporânea, o Centro Integrado de Educação em Ciências ou o mais recente Trilho Panorâmico do Tejo, entre outras atrações.

Quem visitar os restaurantes aderentes nesta altura e provar estes pratos únicos da gastronomia portuguesa, entre 19 de fevereiro e 27 de março, ganha passeios de barco ao Castelo de Almourol e visitas ao Centro de Interpretação Templário. Esta promoção é válida apenas ao fim-de-semana, sendo atribuído 1 bilhete por dose, nos restaurantes aderentes.

Fernando Freire referiu também as dificuldades para a subida dos peixes devido aos baixos caudais da água na rio mas as charcas do concelho, utilizadas para a ajuda ao combate dos incêndios florestais, também já viram melhores dias. O presidente da Câmara da Barquinha mostrou-se preocupado com a situação e adiantou que, se nada se alterar, terá que começar a haver medidas para acautelar a água no futuro próximo.

Este ano, participam no 28.º Mês do Sável e da Lampreia o Restaurante Almourol, em Tancos, que apresenta os pratos: Lampreia com arroz de cabidela, Lampreia com batatinhas em forno de lenha, Arroz de cogumelos com lampreia e Sável frito com açorda de ovas.

No Restaurante Loreto, em Vila Nova da Barquinha, os pratos são por encomenda e variam entre o Arroz de lampreia e o Sável frito com açorda de ovas.

Também no Restaurante Ribeirinho, em Vila Nova da Barquinha, poderá apreciar o Arroz de lampreia e o Sável frito com açorda de ovas.

Já no Restaurante STOP, em Atalaia, os visitantes podem escolher entre o Sável frito com açorda de ovas e a Lampreia com arroz de lampreia.

Em Vila Nova da Barquinha, no Restaurante O Trindade, poderá optar pelo Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa ou Açorda de ovas com sável frito.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB