Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Sardoal: 34 sardoalenses fundaram uma associação para defender os direitos dos animais e do ambiente (c/ áudio)

27/03/2023 às 11:59

Sardoal tem desde sexta-feira uma Associação de defesa dos animais. A primeira assembleia-geral da Associação dos Amigos dos Animais do Sardoal reuniu 34 associados que, desta forma, ficam ligados à fundação de uma associação que tem como objetivo da defesa dos animais e da natureza. Foi no Centro Cultural Gil Vicente que se realizou a primeira Assembleia Geral em que a comissão instaladora apresentou os pressupostos da associação, havendo lugar, depois, à eleição dos primeiros corpos sociais.

Trata-se de uma nova Associação que surgiu da necessidade que algumas pessoas de Sardoal sentiram para poderem fazer a diferença no tratamento de animais errantes, colónias de gatos e outro tipo de ações, que passará em muito pela sensibilização das pessoas.

Patrícia Rei, vereadora da autarquia sardoalense, que detém o pelouro do bem-estar animal, foi uma das impulsionadoras desta associação.

A vereadora referiu que o Município tem trabalhado esta matéria com o Canil Intermunicipal por isso, sentiu a necessidade de envolver a sociedade civil.

 

Patrícia Rei, vereadora CM Sardoal

Miguel Alves, presidente da junta de freguesia de Sardoal, disse que gostava de ter sido veterinário, mas a vida levou-o a outros caminhos.

Este caminho da associação terá obstáculos e entraves, mas é um caminho que tem de ser percorrido. A criação de um abrigo é um passo importante para o Sardoal.

 

Miguel Alves, presidente JF Sardoal

Miguel Borges, presidente da Câmara de Sardoal, reiterou os primeiros passos dados na criação desta associação que teve na vereadora Patrícia Rei a grande impulsionadora.

Miguel Borges referiu a necessidade de bom senso nestas matérias, mas deixou a nota sobre a importância da existência de uma associação de defesa dos direitos dos animais.

 

Miguel Borges, presidente CM Sardoal

Joana Barbosa Barroqueiro é a primeira presidente da direção da AAASARD - Associação dos Amigos dos Animais do Sardoal e à Antena Livre explicou os passos a dar e os grandes objetivos da Associação. A criação de um abrigo para animais é uma das prioridades de uma associação que pretende ter um papel muito forte na sensibilização da população.

A presidente da direção eleita esclareceu que o que levou à criação desta associação foi uma necessidade porque “sabemos que há falhas, sabemos que há um longo caminho a percorrer pela melhoria das condições de vida dos animais do nosso concelho.”

A dirigente vincou que todo o grupo está bastante motivado para seguir com a causa para a frente e para trabalhar em colaboração com a comunidade.

Esta associação tem uns estatutos abrangentes que vão os animais, à natureza e ao ambiente. Joana Barbosa Barroqueiro notou que é uma área muito ampla, mas há questões mais urgentes. Por exemplo, um animal errante que ande na via pública e que esteja em risco. “Temos que ter forma se o salvaguardar.”

Outra das questões tem a ver com as colónias de gatos, nomeadamente a esterilização dos animais para controlo destas, e a necessidade de criar um abrigo temporário que possa acolher animais em Sardoal, antes de serem transferidos para o Canil Intermunicipal, situado na zona industrial de Abrantes.

Agora são 34, os sócios fundadores, mas para a frente a presidente da direção quer fazer trabalho, ter o mesmo espírito e chamar mais sardoalenses para a causa.

Joana Barbosa Barroqueiro

A Associação dos Amigos dos Animais do Sardoal está criada e elegeu os primeiros sociais que vão ficar na sua história.

Deste o primeiro momento que a AAASARD disponibilizou fichas para os interessados se poderem inscrever. E há duas possibilidades: sócio ou voluntário. De referir ainda que, amigosanimaissardoal@gmail.com é o endereço de correio eletrónico disponível para quem quiser entrar em contacto com a associação, fazer denúncias ou pedir qualquer esclarecimento. 

Assembleia Geral

Presidente - Cristina Curado

Vice-presidente - Susana Afonso

Secretário - Vanda Rosado

Direção

Presidente - Joana Barbosa Barroqueiro

Secretário - Sara Gaspar

Tesoureiro - Patrícia Mourão

Conselho Fiscal

Presidente - Paula Bouça

Secretário - Ana Paula Vilelas

Redator - David Mendes

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2024
Jornal de Abrantes - junho 2024
PUB