O concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, vai receber 4,2 milhões de euros (ME), para criação de habitação a custo acessível.
Em comunicado, a Câmara de Vila de Rei explica que esta verba surge no âmbito de um protocolo assinado hoje entre os 13 municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
No caso de Vila de Rei, está já prevista a construção de novos 35 fogos para habitação, com 30 em habitação coletiva (15 T2 e 15 T3), divididos por cinco prédios, e cinco em habitação isolada.
Os projetos são financiados com verbas provenientes do empréstimo concedido no âmbito do investimento no Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis da componente Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Citado no documento, o vice-presidente da Câmara de Vila de Rei sublinha que o reforço da oferta habitacional, com rendas acessíveis para famílias “que, dado a valor das rendas, não encontram resposta no mercado, é uma questão prioritária e que necessita de uma urgente resolução”.
“Esta verba que o município de Vila de Rei irá receber, permite-nos fortalecer o nosso parque habitacional, reforçando as nossas políticas de habitação atrativas”, disse Paulo César Luís.
Lusa