Está patente na Casa da Cultura da Sertã, até 3 de julho, a exposição de trabalhos no âmbito do Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas da Sertã, integrado no Plano Nacional das Artes. O projeto encontra-se no terceiro ano de implementação, dando continuidade à temática do Património. Intitulada “A Escola Expõe”, trata-se de uma exposição dinâmica que apresentará trabalhos em sistema de rotatividade, dado o elevado número de trabalhos realizado. Estão patentes ilustrações, desenhos, declamação de lendas, tapeçaria, bordados, vídeos, entre muitos outros trabalhos e atividades desenvolvidas.
O Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas da Sertã incide no património cultural da Sertã, material e imaterial, que se apresenta variado e atravessa diversas áreas, desde as ancestrais às contemporâneas: arqueologia, arte rupestre e monumentos; artesanato, festas, feiras e romarias; dança, música, teatro e cinema. Todas estas áreas traduzem a riqueza e diversidade das manifestações culturais e oferecem oportunidades de aprendizagem, apreciação e intervenção artística e cultural em distintas linguagens.
O referido projeto tem como objetivo a promoção de experiências e atividades culturais para a consolidação de aprendizagens e valorização das tradições e património locais; fomentar o contacto direto dos alunos com a cultura local, o conhecimento da sua realidade, com vista ao desenvolvimento do processo criativo e autónomo dos alunos, fortalecendo a sua motivação.
A exposição pode ser apreciada na Casa da Cultura da Sertã, até 3 de julho, de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas, e aos fins de semana sempre que decorram eventos naquele espaço.
O Plano Nacional das Artes nasce de um protocolo entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação e tem como “missão” promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos. Trabalha em estreita ligação com o Plano Nacional de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Cinema, Programa de Educação Estética e Artística, Rede Portuguesa de Museus, Arquivo Nacional de Som, comunidade educativa, instituições culturais, organismos governamentais, autarquias, fundações, instituições de ensino superior, meios de comunicação social, associações e coletividades e outros parceiros públicos e privados.