A Câmara de Abrantes aprovou na reunião do seu executivo, realizada esta terça-feira, dia 6 de agosto, a abertura de uma sala para mais uma turma de educação pré-escolar na Escola Básica de Bemposta, de acordo com o pedido do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes.
A Escola Básica de Bemposta tem, desde a sua construção, em 2011, duas salas de pré-escolar, localizadas no mesmo espaço físico, sendo que até ao ano letivo 2023/24 só uma das salas era utilizada, por haver apenas um grupo de crianças de pré-escolar.
A abertura desta segunda sala fica a dever-se ao aumento do número de matrículas neste grau de ensino, oriundas da área de abrangência desta escola (Bemposta, S. Facundo e Vale das Mós).
No âmbito do Movimento Anual da Rede Escolar 2024/25, em reunião de 24 de julho, o Conselho Municipal de Educação (CME) emitiu parecer favorável à abertura da nova sala, tendo salientado que a referida escola “poderá funcionar para receber novos alunos durante o decorrer do ano letivo”.
Em declarações aos jornalistas, à margem da reunião, Manuel Jorge Valamatos destacou a importância desta decisão que vem mostrar sinais positivos na recuperação de população do concelho. Abrantes, tal como todo o interior do país, tem tido a população a reduzir, mas estes sinais indicam que pode estar a acontecer uma inversão da tendência das últimas décadas.
Manuel Jorge Valatamos, presidente CM Abrantes
Recorde-se que já para este ano letivo, 2023/2024 tinha sido aprovada a abertura de mais duas salas de jardim de infância nas escolas de Chainça e Maria de Lourdes Pintassilgo, por força do número de crianças inscritas.
Obras da creche arrancam dia 19
A adjudicação da obra para a "Requalificação da Escola EB1 N.º 2 para instalação de Creche em Abrantes" foi aprovada por unanimidade a 17 de abril. A "Tecnorém, Engenharia e Construções, S.A." É a empresa que vai fazer a requalificação por 1,9 Milhões de Euros.
Trata-se de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, ainda que não tenha a percentagem de financiamento que a autarquia pretendia apresentou a candidatura.
As obras, ficou agora a saber-se, vão ter início a 19 de agosto, para uma intervenção de cerca de um ano. O autarca de Abrantes destacou a importância deste equipamento que vai poder dar resposta a 135 crianças e criar cerca de quatro dezenas de postos de trabalho.
Ainda não se sabe é como é que vai ser a gestão do equipamento. Trata-se de um processo que a autarquia vai agora começar a preparar.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
A creche vai permitir aproveitar as instalações da antiga Escola Primária n.2 de Abrantes ou escolas novas, como também era conhecido o complexo. Esta escola encerrou com a abertura do Centro Escolar Maria de Lourdes Pintassilgo, e o Município avançou com a ideia de transformar os pavilhões da creche de Abrantes.