Decorreu hoje, dia 21, no Jardim da República, em Abrantes, junto ao monumento aos Mortos da Grande Guerra e Memorial da Guerra do Ultramar, a cerimónia de Juramento de Bandeira do 4.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2017. A cerimónia foi apresentada pelo orador Major Ribeiro Gil.
Fizeram o seu Juramento de Bandeira 65 soldados recrutas, sendo 44 masculinos e 21 femininos. A cerimónia foi presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, em suplência, Major-General Fernando Cóias Ferreira e juntou centenas de pessoas no Jardim da República.
O soldado recruta, Pedro Miguel Almeida Vicente, foi distinguido por ter obtido a melhor classificação final do Curso, terminando com 17.57 valores. A distinção foi entregue pelos pais, na presença do Major-General Fernando Cóias Ferreira.
José Claro, Sargento Chefe do Serviço Geral do Exército, procedeu à leitura dos Deveres Militares, referindo que “o militar deve, em todas as circunstâncias, pautar o seu procedimento pelos princípios da ética e da honra, conformando os seus atos pela obrigação de guardar e fazer guardar a Constituição e a lei, pela sujeição à condição militar e pela obrigação de assegurar a dignidade e o prestígio das Forças Armadas, aceitando, se necessário, com sacrifício da própria vida”.
O comandante da Companhia de Formação, o Tenente Nuno Ribeiro, explicou aos presentes que os militares, “há seis semana atrás, deixaram o conforto dos seus lares e voluntariosamente entraram no Regimento de Apoio Militar de Emergência, com vontade de se tornar militares do Exército Português”.
“Se dúvidas havia, as dúvidas ficaram dissipadas neste curso de instrução básica”, finalizou o Tenente Nuno Ribeiro.
A banda do Exército, em frente à tribuna de honra e ao monumento aos Mortos da Grande Guerra e Memorial da Guerra do Ultramar, tocou três músicas e finalizou a atuação com a marcha Águia, dando como encerrada a cerimónia.