A União de Freguesias de Abrantes (S. João e S. Vicente) e Alferrarede vai continuar a assegurar a conservação, manutenção e limpeza do Jardim do Castelo e do Aquapolis Norte, através de um contrato interadministrativo estabelecido entre a Câmara e a Junta de Freguesia, através do qual é delegado à junta essa competência que vai vigorar até 31 de dezembro de 2021, contemplando uma comparticipação financeira por parte da Câmara de 25 mil euros.
A Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede assumirá os trabalhos de limpeza do lago do Jardim do Castelo, dos sanitários e caminhos pedonais dos dois espaços; reparação e conservação de portões, bancos, papeleiras e outro mobiliário urbano instalado no espaço; reposição de muros e escadas de acesso aos diferentes talhões do Jardim e outros trabalhos que se revelem necessários à boa utilização dos espaços.
Já os serviços da Câmara continuarão a assegurar a manutenção dos espaços ajardinados dos dois espaços.
A despesa associada e a minuta do contrato administrativo a celebrar entre a Câmara e a Junta de Freguesia foram aprovados na reunião do Executivo Municipal de 2 de novembro e seguirão agora para votação da Assembleia Municipal. A aprovação foi por maioria, com a abstenção do vereador eleito pelo PPD/PSD.
Desde 2019 que a Câmara delega esta competência na União de Freguesias da cidade, tendo-se verificado “um resultado muito positivo” do trabalho desenvolvido. Para o presidente da Câmara, a junta de freguesia “realiza esse trabalho com muita eficácia, por proximidade e capacidade de reação”, dando como exemplo a capacidade de resposta para reagir a episódios de vandalismo em espaço público. Manuel Jorge Valamatos concluiu afirmando ser notório que “os espaços estão muito bem cuidados”.