É um novo espaço de lazer e recreio destinado aos mais novos. Está em funcionamento desde o dia 12 de julho na Urbanização Telheiros e é o quinto espaço infantil que a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, com o apoio da Câmara Municipal, entrega à comunidade.
Em entrevista à Antena Livre, Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias, deixou presente a ideia que é missão da Junta de Freguesia continuar a “devolver os espaços públicos às pessoas” para que possam ser utilizados e vividos.
“É mais um parque infantil que criámos. Faltam ainda alguns pormenores como por exemplo as paredes, que estão brancas, têm que ter cor e vamos aguardar o início do ano letivo para convidarmos os alunos da Escola Maria Lucília Moita para poderem pintar o espaço”, referiu o presidente, adiantando, para breve, a construção de um novo parque infantil em Casais de Revelhos.
“Temos um plano [de novos parques infantis] devidamente definido para os próximos três anos e sabemos, que às vezes, o difícil não é construí-los, mas sim mantê-los. Neste caso, tratou-se de um investimento de cerca de 8 mil euros”, adiantou Bruno Tomás.
O presidente lembrou que os parques existentes pelo território da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede têm uma configuração igual e são todos constituídos em caixa de areia, com um escorrega, um baloiço duplo, um cavalinho ou uma mola.
“A caixa de areia é sempre discutível com os pais. E aproveito esta oportunidade para lembrar que os nossos meninos precisam de ter contacto com a natureza, sabendo os riscos dos gatos ou dos cães, mas é por isso que os parques têm vedação”, fez notar o presidente.
Bruno Tomás lembrou que para além da construção dos parques infantis, tem sido uma aposta da Junta a colocação de grelhadores comunitários e aparelhos fitness em diversos espaços da freguesia.
“Queremos continuar a replicar os equipamentos, devolvendo os espaços públicos à comunidade, que são de todos nós. E queremos tonar as nossas crianças mais felizes, porque ao utilizarem estes espaços, não passam tanto tempo “agarrados” aos vídeo-jogos e aos smartfones”, vincou.
Notícia relacionada:
https://www.antenalivre.pt/noticias/abrantes-espacos-publicos-sao-devolvidos-a-comunidade