Antena Livre
Deseja receber notificações?

VN Barquinha: Ação de formação debate impacto da violência doméstica nas crianças e jovens

29/08/2024 às 17:11

Estão abertas as inscrições para a Ação de Formação de Curta Duração (ACD), com a duração de seis (6) horas presenciais, intitulada “Impacto Psicológico da Violência Doméstica nas Crianças e Jovens", ministrada pela formadora Telma Sousa Almeida, que irá decorrer no dia 6 de setembro de 2024, das 10h:00m às 13h:00m e das 14h:00m às 17h:00m, no Auditório da Escola D. Maria II em Vila Nova da Barquinha.

 A receção dos formandos decorrerá a partir das 9.30h e existe a possibilidade de almoçar no refeitório da Escola D. Maria II (inscrições para o almoço - https://forms.gle/94hQDSkq1buquTVe6).

Esta formação é gratuita e está certificada pelo CFAE A23 como uma Ação de Curta Duração de 6 horas, para professores e educadores, e as inscrições decorrem na nova plataforma do Centro de Formação de Associação de Escolas A23 acessível a partir deste link - Centro de Formação “A23” (https://www.a23.cfae.pt) Os formandos que não sejam professores ou educadores receberão o respetivo certificado de participação.

O objetivo da iniciativa promovida pela CPCJ, Município e Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha é capacitar professores e funcionários escolares para compreenderem o impacto psicológico da violência doméstica nas crianças e jovens, identificar sinais de alerta e implementar estratégias de apoio eficazes.

Telma Sousa Almeida é Professora Auxiliar no ISPA - Instituto Universitário. Concluiu a sua Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante, na Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa. Doutorou-se em Psicologia, pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e é pós-graduada em Medicina Legal e em Avaliação Psicológica Forense. Especialista em desenvolvimento infantil, avaliação psicológica e entrevista forense. A sua carreira de investigação centra-se no estudo da participação das vítimas particularmente vulneráveis na justiça, designadamente sobre o modo como estas são entrevistadas neste contexto. Ao longo dos últimos anos integrou várias equipas de investigação no âmbito do abuso de crianças, psicologia forense e desenvolvimental e delinquência juvenil. Tem vários trabalhos publicados em revistas científicas e livros, bem como comunicações em conferências nacionais e internacionais.

 

Programa:

9h30 - Receção dos formandos

10h - 13h - Módulo 1: Introdução à Violência Doméstica

Módulo 2: Impacto Psicológico da Violência Doméstica nas Crianças e Jovens

Módulo 3: Papel da Escola e dos Educadores

 

14h - 17h - Módulo 4: Estratégias de Intervenção e Apoio

Módulo 5: Estudo de Casos e Discussão Final

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB