Foi uma cerimónia que encheu o auditório da Escola Secundária Solano de Abreu. A escola promoveu uma cerimónia para entrega dos diplomas de mérito, de valor, de mérito Borralho dos Reis ainda os diplomas aos alunos que concluíram o 12.º ano.
Estes prémios têm como objetivo reconhecer aptidões e atitudes dos alunos desde o ensino básico ao secundário e que tenham evidenciado valor ou mérito nos domínios cognitivos, cultural, pessoal, social e cívico.
Ana Maria Rico, diretora do agrupamento destacou que Os diplomas inserem-se no ensino / aprendizagem e apontam aos valores e à resiliência. Não é apenas premiar o aproveitamento, é valorizar o potencial humano da escola a todos os níveis e não apenas a nível académico.
A diretora do agrupamento terminou a sua intervenção com uma frase de Malala Yousafzai (Prémio Nobel em 2014): “Não podemos esquecer um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.”
Ana Maria Rico
O presidente da Associação de Pais, Rui Gil, referiu que a associação está disponível para acompanhar os alunos e ajudar no que for possível.
Rui Gil
Henrique Apura representou os alunos no púlpito e arrancou aplausos à plateia por diversas vezes.
Vincou a importância da escola, dos professores e das famílias e elogiou a atribuição dos prémios. A escola faz o trabalho essencial na preparação dos jovens no futuro.
Depois deixou notas sobre patrono da Escola, Solano de Abreu, e referiu-se a um conterrâneo de S. Miguel do Rio Torto, Eduardo Catroga, que foi um dos fundadores da Escola Industrial e Comercial de Abrantes.
Não se esqueceu de deixar uma mensagem aos colegas, é que os alunos também devem dizer aos professores aquilo que se pode melhorar. Não é apenas a direção da escola a alinhar o futuro, os alunos também devem participar nessa definição.
Os alunos também temos esse dever de ajudar a construir a escola.
Henrique Apura, aluno ESSA
O jovem concluiu com uma mensagem ou desafio a todos os colegas: “Vamos criar percursos e não apenas caminhar pelos que já foram feitos. Vamos fazer diferente, mais e melhor. Parabéns aos professores e sou muito grato ao trabalho que têm feito.”
A abertura da cerimónia contou com a apresentação do grupo Dançarte, coreografado pela professora Patrícia Jorge e que junta alunas dos agrupamentos 1 e 2 de Abrantes.
Depois seguiu-se a entrega dos prémios de mérito, de valor, os dois prémios de mérito Borralho dos Reis, para dois alunos com aproveitamento e que beneficiam da ação social escolar e ainda os diplomas a todos os alunos que concluíram o 12.º ano em junho, sendo que uma parte destes alunos não esteve presente e outra parte contou com a representação através dos pais, uma vez que estão a dar os primeiros passos na vida académica.
Galeria de Imagens