«No fundo de uma gaveta» é o título da exposição de pintura, da autoria de Ana Joaquim, uma mostra que estará patente na Biblioteca Municipal Alexandre O’ Neill, de 29 de janeiro a 19 de fevereiro.
Com a realização da exposição pretende a autora não só dar a conhecer algumas das suas obras «guardadas no fundo de uma gaveta» como também apresentar as ilustrações da sua autoria que integram o livro «Antes Que a Luz Apague a Escuridão», de Telmo Mendes.
Ana Joaquim é uma jovem do concelho de Constância, natural da freguesia de Santa Margarida da Coutada.
Abordando a sua relação com o desenho, Ana Joaquim diz que “desenha desde sempre e é no desenho/pintura que encontra cais para os mares atribulados do dia-a-dia”. Pinta no auge da tristeza ou da alegria e imortaliza no papel, sentimentos que lhe correm por dentro.
Foi em 1995 que a autora participou pela primeira vez numa exposição coletiva e assim continuou até encerrar esse processo em 2008. Como hobby, sempre se dedicou a telas e pincéis, mas foi em 2018 que foi convidada a explorar o desenho a carvão.
Ana Joaquim viu o seu trabalho voar-lhe das mãos em 2020, com o lançamento do livro "Antes Que A Luz Apague a Escuridão" do escritor Telmo Mendes, também residente em Constância. Em 2023, viu o seu trabalho derrubar fronteiras, através de um desenho que, neste momento, passeia pelas ruas da Índia, Bangladesh, Lituânia e Brasil.
A inauguração da exposição está agendada para as 18h00 de dia 29 de janeiro.