O Jardim do Museu dos Rios e das Artes Marítimas em Constância, vai receber no dia 12 de outubro, a apresentação do livro Tratado do Silêncio, da escritora Marina Palácio.
O «Tratado do Silêncio» é um livro de poesia aquática e reúne treze contos, treze “respirações“ de mulheres que vivem sozinhas, cada uma habitando a sua ilha, num Arquipélago rico em biodiversidade. É a partir do mergulho no silêncio interior que estas mulheres estabelecem uma simbiose, na escuta poética, com a fauna e flora, preenchendo os seus quotidianos numa procura infinita de sentidos preciosos e maravilhosamente simples.
Alguma biodiversidade do concelho de Constância está representada no conto-respiração “Margarida Tomar, a madrugadora”, uma alusão às diversas espécies de fauna e flora locais, tal como, à memória das grandes cheias do rio Tejo e importância da existência da linha ferroviária e da navegabilidade marítima.
Segundo a autora “a leitura do Tratado do Silêncio, permite diversas abordagens, uma delas, é que nos relembra delicadamente o nosso passado genético não humano, tornando mais consciente a relação simbiótica e poética que podemos estabelecer com a restante biodiversidade. Uma paisagem para todos os seres vivos serem livres e felizes como o tubarão-branco (Carcharodon carcharias)".
A apresentação do livro vai decorrer no dia 12 de outubro, em duas sessões: às 10H30 e às 14H00, no Jardim do Museu dos Rios e das Artes Marítimas.