Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Vila de Rei: Aprovada Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030

7/02/2024 às 12:16

O Plano de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PAPERSU) de Vila de Rei foi aprovado, por unanimidade, em Assembleia Municipal no passado dia 1 de fevereiro.

Com um horizonte temporal até 2030 e um investimento previsto de 3,8 milhões de euros, o plano pretende identificar e definir os projetos e iniciativas a implementar para potenciar uma correta separação e valorização dos resíduos.

No total, estão previstas 12 medidas que pretendem mudar comportamentos e transformar a prestação do serviço, com incremento da reciclagem e da redução no envio de resíduos para aterro, numa perspetiva de economia circular, em que os resíduos são encarados como um recurso e não como desperdício.

A estratégia e ações descritas no PAPERSU agora aprovado visam dar cumprimento ao Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2023, de 24 de março e ao disposto no Regime Geral de Gestão de Resíduos, que se traduzem em medidas a adotar para cumprimento das ambiciosas metas ambientais europeias até 2035, sendo que as Metas Ambientais Europeias a que Portugal está sujeito entre 2030 e 2035 são consideradas “muito exigentes”.

A Meta da Reciclagem implica atingir entre 60% e 65% do total dos resíduos urbanos existentes, e a Meta de Deposição em Aterro em 2035 não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos tratados, o que naturalmente impõe uma alteração profunda aos hábitos da população portuguesa.

Deste modo, prevê-se um acompanhamento e uma monitorização contínua do sistema, transversal a todas as medidas e ações previstas no PAPERSU, com vista a melhorar o desempenho de forma progressiva do Município, e a assegurar a qualidade do serviço prestado.

Rosa Martins, vereadora responsável pelo pelouro do ambiente destacou que “com este plano pretendemos contribuir para uma maior prevenção de resíduos, um aumento da preparação para reutilização, reciclagem e outras formas de valorização dos resíduos urbanos e, deste modo, contribuir para a concretização de uma economia cada vez mais circular”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB