Uma das principais avenidas de Abrantes vai entrar em obras no próximo dia 10 de novembro. Tratando-se de uma das artérias com mais movimento, que liga os nós da A23, que atravessa a área urbana e que é o ponto de acesso às grandes superfícies comerciais vai provocar alguns transtornos à normal circulação do tráfego rodoviário.
Em comunicado o Município de Abrantes “apela à compreensão de todos os automobilistas, deixando a garantia de que se trata de uma obra urgente que, após concluída, oferecerá condições de segurança para todos”.
As obras vão começar na próxima terça-feira, dia 10, e devem prolongar-se pelo período de três meses. Em causa estará a repavimentação da avenida e a colocação de sinalização de trânsito horizontal.
Sendo uma intervenção profunda a autarquia deixa a “garantia de que se trata de uma obra urgente que, após concluída, oferecerá condições de segurança para todos”.
AV D. Joao I_Primeira Fase – Desvios de transito no local da obra
De acordo com nota informativa do Município de Abrantes, a obra vai realizar-se em três fases por forma a minimizar os impactes e condicionamentos ao trânsito bem como permitir sempre o “acesso aos moradores e aos clientes e fornecedores dos estabelecimentos e serviços que se situam nesta avenida ou em arruamentos limítrofes e que serão, de algum modo, afetados de forma mais direta ou indiretamente, mas que terão esses acessos sempre facilitados, ainda que com a realização de alguns desvios”.
Já no período de toda a intervenção, 90 dias, “o trânsito de veículos pesados estará interditado em toda a avenida”. A autarquia deixa as sugestões de desvios pela A23 ou pelo centro da cidade (Avenida das Forças Armadas, Avenida 25 de Abril, Avenida Dr. Santana Maia e Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro).
A primeira fase, que começa para a semana, vai decorrer entre a Rotunda do Olival e o entroncamento com a Rua Francisco Ferreira da Mata e com a Rua de Vale de Rãs (cruzamento de Vale de Rãs, junto aos semáforos).
De acordo com indicação do Município, “o trânsito de veículos ligeiros e de veículos pesados em operações de cargas e descargas será desviado pela Avenida Mário Soares, Rua da Sociedade (Chainça) e Rua do Vale de Rãs e vice-versa. Será, contudo, permitido sempre o acesso ao Retail Park, por um ou, por outro lado, conforme a evolução dos trabalhos”. As áreas de intervenção e as áreas de desvios estarão devidamente sinalizadas.
AV D. Joao I_Plano de desvios para pesados
A obra foi adjudicada à empresa "Contec – Construção e Engenharia, S.A.", e representa um investimento de 294 mil euros, acrescido de IVA. Se os prazos forem cumpridos a obra deverá estar concluída no mês de fevereiro.