Antena Livre
Deseja receber notificações?

Incêndios: Bombeiros receberam viatura de combate a incêndios florestais (c/áudio)

15/06/2024 às 15:21
Créditos Fotos: DR

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelou ontem aos agentes envolvidos no combate aos incêndios que desenvolvam espírito de colaboração, entreajuda e coordenação na luta contra os fogos.

Dirigindo-se aos bombeiros, corpos dirigentes, autoridades de segurança, Forças Armadas e presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), presentes em Pombal para a cerimónia de entrega de novos veículos de combate a incêndios, Luís Montenegro deixou um “apelo muito, muito firme de desenvolvimento do espírito de colaboração, entreajuda e de coordenação”.

Ontem, em Pombal, a ANEPC entregou 15 veículos de combate a incêndios florestais a corporações de bombeiros voluntários de Abrantes, Alcoutim, Almodôvar, Cercal do Tejo, Grândola, Vinhais, Loulé, Macedo de Cavaleiros, Mora, Pombal, Sabugal, Santiago do Cacém, Sines, Torrão e Vila Nova de Milfontes.

Dez são veículos florestais de combate a incêndios (VFCI) e cinco veículos tanque táticos florestais (VTTF), adquiridos ao abrigo do programa “Mais floresta – Reforma do Sistema de Prevenção e Combate de Incêndios”, do Plano de Recuperação e Resiliência (com financiamento europeu).

António Manuel de Jesus, comandante dos Bombeiros de Abrantes, destacou à Antena Livre a importância de receber mais uma viatura para trabalho na floresta. Trata-se de uma viatura moderna que vem integrar um parque que tem algumas já com 20 anos.

António Manuel Jesus, comandante Bombeiros Abrantes

Também foram atribuídos cinco veículos de comando à estrutura operacional da ANEPC, neste que é o segundo lote de veículos entregue aos bombeiros de um total de 81 adquiridos no âmbito do PRR. 

Segundo a ANEPC anunciou em Pombal, trata-se da “maior distribuição de veículos de combate a incêndios de sempre”.

De acordo com o presidente da autoridade, Duarte Costa, “desde 2012 que o Estado não atribuía um conjunto de viaturas aos corpos de bombeiros e desde 2007 que não distribuía viaturas operacionais à ANEPC”. 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB