Faz 9 anos no dia 5 de junho que o Borboletário Tropical abriu as portas ao público e este ano, como forma de festejar irá disponibilizar duas atividades que se dividem entre os dias 4 e 5 de junho.
As atividades são, no dia 4 pelas 20h00, uma visita ao Borboletário Entre o dia e a noite: O que acontece quando o dia acaba e a noite começa, e no dia 5, tem início pelas 09h45 a atividade Conhecer as Borboletas do Parque, que incluí a visita no Borboletário e o percurso no exterior para identificação de espécies autóctones. Para poder participar nestas atividades, de forma gratuita, é necessária uma inscrição prévia.
Este é um espaço criado para dar a conhecer o mundo das borboletas,
contribuindo para o conhecimento da biologia e ecologia destes insetos, servindo assim como modelo para compreender a importância da conservação da diversidade de seres vivos.
Segundo o presidente da câmara de Constância, Sérgio Oliveira, o Borboletário foi construído de forma a recriar o habitat desta espécie, ou seja, com um clima tropical ao longo de todo o ano. Existe ainda "um conjunto de plantas apropriadas dentro do próprio espaço que servem de alimento" para as borboletas. São também colocadas frutas tropicais, assim como "mangas e outro tipo de frutas" dos quais as "borboletas se alimentam". Para além destes cuidados, há também outros cuidados de "higiene e limpeza" dentro do edifício.
Sérgio Oliveira explica que o Borboletário Tropical, por questões ambientais, mas também por ser "um espaço de lazer e de recreio para as famílias". No entanto, sente que ao longo dos anos tem se vindo a tornar, cada vez, um “ponto de excelência” no conselho. Acrescenta que o Borboletário foi uma ideia "executada pelo presidente Máximo de Ferreira" como forma de criar mais "um ponto de interesse e mais um ponto de atração".
As borboletas que se encontram neste espaço chegam aqui numa das fases iniciais das suas vidas, ainda em crisálidas, ou seja, casulos. "São estes casulos, que através de uma incubadora" que nascem as borboletas. Por terem "um tempo de vida muito curto" e mesmo havendo reprodução das mesmas dentro do Borboletário, "todos os anos o município adquire essas crisálidas" de forma a repor o número de espécies suficientes de forma a que o "visitante não se sinta defraudado quando o visita".
Situado no Parque Ambiental de Santa Margarida, o Borboletário Tropical de Constância, abriu ao público a 5 de junho de 2013, celebrando este ano o nono aniversário.
Maria Francisca Carvalho
Galeria de Imagens