Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Rossio ao Sul do Tejo: Câmara de Abrantes avança com requalificação de área próxima à USF Beira Tejo (c/fotos)

9/10/2024 às 09:55

A Câmara Municipal de Abrantes já avançou com o procedimento pré-contratual, na sequência do concurso público, para a requalificação de espaço urbano entre o Largo da Igreja e a Unidade de Saúde Familiar Beira Tejo, em Rossio ao Sul do Tejo. A empreitada pretende, segundo o Município, “reorganizar o espaço para oferecer condições de usufruto à comunidade local e aos visitantes, criando um espaço de ligação entre serviços e espaços de circulação, com a criação de uma praça com espaços verdes; espaços de estadia e de lazer; parque infantil e parque para animais domésticos.”

O projeto geral foi apresentado na reunião de Câmara do dia 1 de outubro e foi explicado pelo vice-presidente João Caseiro Gomes, que respondeu a perguntas feitas pelo vereador do ALTERNATIVAcom, Vasco Damas.

Um dos objetivos é colmatar um dos problemas naquela área que é a falta de espaços para estacionamento. Desse modo será criada uma bolsa com 54 lugares para automóveis, dos quais quatro serão para pessoas com mobilidade condicionada; 2 para autocarros e ainda 1 lugar para estacionamento para ambulâncias, localizado na zona mais próxima da unidade de saúde.

João Gomes explicou ainda que nesta intervenção vai ser relocalizada a Rua José da Silva Mendes e construído um acesso mais afastado das moradias ali existentes, garantindo o acesso às mesmas.

A intervenção ligar serviços e espaços de circulação, terá a criação de uma praça com espaços verdes, espaços de estadia e de lazer, um parque infantil e uma parque para animais domésticos.

O preço base da empreitada está fixado em 879 mil euros, mais IVA, e há garantia de financiamento por fundos comunitários, através do programa ITI - Instrumento Territorial Integrado do Médio Tejo. Ainda de acordo com o Município o prazo previsto para a execução da obra é de 280 dias.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, considerou esta intervenção como, “muito relevante” por se ir proceder a uma reestruturação urbana, ligada a uma nova centralidade. E acrescentou que está enquadrada na consolidação de uma estratégia que tem vindo a ser “implementada pelo município de Abrantes, nos últimos anos, centrada na regeneração urbana e na reabilitação urbanística, social e económica do núcleo urbano do Rossio ao Sul do Tejo.”

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - dezembro 2024
Jornal de Abrantes - dezembro 2024
PUB