A ideia surgiu há uns anos, por proposta de João Gaio e Silva, em 2017. Foi aí que a Câmara dos Jovens começou a ganhar forma e já tem o primeiro Executivo eleito. A cerimónia de Tomada de Posse teve lugar no dia 14 de fevereiro e a equipa tem ao dispor um orçamento de 10 mil euros para desenvolver as propostas que apresentaram durante o período de campanha eleitoral.
O Executivo é composto pela presidente Raquel Vital e pelos vereadores Francisco Prates, Iara Gonçalves, Ana Margarida Baptista, Diogo Silva, Lucas Pita e João Pereira.
“Foi um processo moroso que teve que parar em alguns momentos, por motivo de eleições e também da pandemia”, começou por dizer Celeste Simão, vereadora com os pelouros da Educação e Juventude na Câmara Municipal de Abrantes. A vereadora explicou as várias fases, foram seis, por que este processo passou até à eleição da lista vencedora.
Após a assinatura do Auto da Tomada de Posse, a presidente eleita usou da palavra e afirmou que “este é dia especial, um dia que marca o início de um novo caminho onde nós, jovens, temos voz, ideias e a vontade de fazer a diferença”.
“Fomos eleitos não apenas para representar, mas para agir, para construir e para inspirar”, disse Raquel Vital que encara a Câmara dos Jovens como “uma oportunidade de mostrar que a juventude não é só o futuro,mas também o presente, e mostrar que somos capazes de pensar, propor e mudar o que precisa de ser mudado”. A presidente eleita disse ainda que “o desafio é grande, mas a nossa determinação é maior” e prometeu fazer da Câmara dos Jovens “um verdadeiro motor de mudança”.
Falou depois o presidente da Câmara Municipal de Abrantes que também entende que este “é um momento que marca uma nova etapa na relação entre o Município e a juventude abrantina, afirmando que o futuro se constrói com todos e, acima de tudo, convosco, com os jovens”.
Para esta primeira edição da câmara dos Jovens, recensearam-se 257 jovens, com idades entre os 14 e os 21 anos, e todo o processo decorreu na plataforma 360, onde puderam escolher entre as cinco listas que se apresentaram a votação. “Um número que os dá esperança e que prova que a nossa juventude quer ter voz, quer ser ouvida e quer estar disposta a contribuir ativamente para o desenvolvimento do nosso concelho”, disse Manuel Jorge Valamatos que agradeceu “a coragem de se exporem publicamente, de se apresentarem a votos e por terem disponibilizado o vosso tempo”.
O presidente da Câmara de Abrantes também declarou que se inicia “agora para vós um caminho exigente mas acredito que será muito motivador e enriquecedor para todos. Um projeto que vos irá permitir desenvolver competências fundamentais para o vosso futuro, como a liderança, o empreendedorismo, a comunicação, o trabalho em equipa e a capacidade de decisão”.
A lista vencedora da primeira edição da Câmara dos Jovens tomou posse perante o Executivo da Câmara Municipal de Abrantes, comunidade educativa, famílias e representantes de instituições. O mandato, que se iniciou no dia da tomada de posse, tem a duração de um ano.
Após a cerimónia, em declarações à Antena Livre, Manuel Jorge Valamatos confirmou que iria dar seguimento à promessa feita aquando do debate eleitoral: convidar os elementos eleitos para passarem um dia inteiro com ele na Câmara Municipal.
“Vai ser logo que seja oportuno para eles. Vou criar essa possibilidade para que, durante um dia inteiro, me possam acompanhar para perceberem como funciona a Câmara no dia a dia”, garantiu o autarca que pretende que os jovens “fiquem a perceber que o exercício de um presidente da Câmara é de grande complexidade”.
Galeria de Imagens