No Dia do Animal, que se assinala a 4 de outubro, a Direção-Geral da Educação convida os estabelecimentos escolares a promoverem, entre 1 e 14 de outubro, a “quinzena do bem-estar animal.”
Em Abrantes, ontem o Canil/Gatil, ou Centro de Recolha Oficial de Abrantes, Constância e Sardoal, promoveu uma ação evocativa deste dia e levou animais à escola do 1.º ciclo do ensino básico, Maria Lucília Moita. A ação aconteceu esta quinta-feira (véspera do Dia dos Animais), uma vez que para hoje estava agendada uma greve do pessoal não docente,
Já na manhã desta sexta-feira, Celeste Simão, vereadora com e responsabilidade do Centro de Recolha Oficial de indicou que no 1.º semestre o canil de Abrantes registou 127 entradas de animais, entre cães e gatos, e saíram 104. Ou seja, mesmo ainda há um registo negativo de 24 animais.
O responsável indicou que os três municípios aprovaram uma medida de apoio à adoção de animais para facilitar o processo. Quer isto dizer quando alguém “vai buscar” um animal o Canil trata, gratuitamente, de todos os processos, desde a colocação do chip identificador até à vacinação.
Celeste Simão indica que, muitas vezes, as pessoas vão em busca de animais pequeninos e mais fofinhos, mas têm de perceber que eles crescem e precisam de cuidados para não serem abandonados ou devolvidos ao Centro.
Por outro lado, a vereadora, falou também, no aumento de abandono de animais no período de férias. Há uns anos, este ato de abandono, era “normal” e existiam tanto gatos como cães nas ruas a serem resgatados nesta altura ano. Hoje, este abandono tem diminuído, já que, segundo a vereadora, nos relatórios mensais, não se tem registado “um grande aumento (de abandono) nas férias”, sendo uma situação que ocorre de igual forma ao longo do ano.
A vereadora, referiu, ainda, que da mesma forma em que existe uma preocupação pelos cães, também existe pelos gatos. Para estes animais também existe um programa onde os gatos são capturados, esterilizados e depois devolvidos as suas colónias. E a autarquia adquiriu cinco estruturas em madeira, no formato de casinhas, para colocar em outros tantos locais onde existem colónias de gatos, com tratador ou um cidadão que é responsável. Por exemplo, S. Lourenço ou o jardim do Castelo tem estas casinhas que foram facilmente adotadas por essas colónias. É também uma forma de alimentar os animais sem deixar comida espalhada pelas ruas.
A 11 de abril de 2023 foi aprovado, por unanimidade, em reunião de Câmara, a restauração de uma ambulância de socorro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e que passaria para o socorro e transporte de animais doentes ou maltratados.
Questionada sobre este veículo a vereadora indicou que ainda não está ao serviço do Canil porque ainda não está operacional para o mesmo. É preciso, referiu, fazer uma série de alterações entre a função que tinha. E, acrescentou, há um conjunto muito grande de questões burocráticas que também estão a atrasar a sua entrada em funcionamento no CRO. E é um veículo que faz muita falta.
A vereadora explicou ainda que quando um cidadão encontrar um animal que tenha sido atropelado deverá entrar em contacto com a PSP ou GNR. E deixou outra indicação sobre a entrega de animais no Canil de Abrantes. Até já deixaram animais à porta, durante a noite.
Celeste Simão, vereadora CM Abrantes
No dia 4 de outubro, é celebrado o Dia Mundial dos Animais. Esta data é relembrada anualmente e corresponde ao dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia e dos animais. Com este dia pretende-se chamar a atenção para a condição de bem-estar dos animais
O Dia Mundial dos Animais foi criado pelo cinologista Heinrich Zimmermann que organizou o primeiro Dia Mundial dos Animais em 24 de março de 1925 no Sport Palace em Berlim, Alemanha.
Em maio de 1931, num congresso do Congresso Internacional de Proteção Animal em Florença, Itália, a sua proposta de tornar universal o Dia Mundial dos Animais de 4 de outubro foi unanimemente aceite e adotada como resolução.