Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: Caudal do Tejo levou parte dos passadiços de Ortiga (c/áudio)

14/12/2022 às 10:54

Foram inaugurados em fevereiro deste ano (2022) pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro, Isabel Damasceno, e constituíram uma atração à beira Tejo. E os passadiços de Ortiga poderiam ser atração por estes dias, de caudal mais elevado do rio ou até para observar ao longe as descargas da Barragem de Belver.

Só que as descargas elevadas da Barragem de Belver desta terça-feira, dia 13 de dezembro, acabaram por “levar” uma parte destes passadiços. Algumas pessoas que estavam por perto da margem assistiram ao momento em que a força das águas levantou as plataformas, não havendo ainda explicação se terão sido troncos que bateram nos pilares de suporte ou apenas a força das águas do rio a destruir troços das estruturas de madeira.

Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, confirmou esta manhã, esta informação, salientando que as equipas da autarquia já estão no terreno no sentido de avaliar a extensão dos prejuízos. O presidente da Câmara indicou que há passadiços que foram arrancados e outros que terão seguido com a corrente, mas face aos caudais elevados não é possível ainda perceber a totalidade dos estragos.

O autarca diz que se sabia, quando foi decidido construir os passadiços, que uma eventualidade de cheias no rio poderia trazer alguns constrangimentos, mas que o histórico dos últimos anos não fazia prever uma descarga destas dimensões. Mesmos assim, Vasco Estrela, vinca que as decisões foram tomadas com consciência, pois os passadiços foram colocados num trilho de rocha para se poder observar o rio e a Barragem e conduzir os turistas às lagoas do Tejo.

Vasco Estrela, presidente CM Mação

Os Passadiços de Ortiga foram inaugurados a 25 de fevereiro, numa cerimónia que contou com a presença da presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro, Isabel Damasceno.

A Rota das Pesqueiras e das Lagoas do Tejo localiza-se à beira Tejo, por entre 1,2 quilómetros de passadiços e de troços de terra batida.

Esta rota leva-nos pela margem direita do rio Tejo, orientado a sul, ligando o Bairro dos Pescadores de Ortiga ao Morro da Boavista. Tratou-se de um investimento de mais de 300 mil euros, comparticipado a 85%.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB