A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, vai celebrar, no dia 25 de fevereiro, o centenário do nascimento do poeta Eugénio de Andrade (1923-2023) com uma aula aberta orientada pelo poeta, professor e ensaísta António Carlos Cortez.
Nesta atividade, com início marcado para as 15h30, serão abordadas algumas edições do poeta Eugénio de Andrade havendo espaço para a leitura de poemas do autor a partir do livro «Ostinato Rigore», um dos mais marcantes na sua obra poética.
A participação é gratuita, sendo necessária inscrição prévia através do email biblioteca@cm-torresnovas.pt ou do telefone 249 810 310. As inscrições são limitadas.
Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923 no Fundão. Manteve sempre uma postura de independência relativamente aos vários movimentos literários com que a sua obra coexistiu ao longo de mais de cinquenta anos de atividade poética. Revelou-se em 1948, com «As Mãos e os Frutos», a que se seguiria, em 1950, «Os Amantes sem Dinheiro».
Os seus livros foram traduzidos em muitos países e ao longo da sua vida foi distinguido com inúmeros prémios, entre eles o Prémio Camões, em 2001. Morreu a 13 de junho de 2005 no Porto, cidade que o acolheu mais de metade da sua vida.