O Centro Geodésico de Portugal, em Vila de Rei, encontra-se iluminado com as cores da bandeira ucraniana - azul e amarelo - “em solidariedade para com este país, que se encontra a ser alvo de um ataque bélico”.
A Autarquia vilarregense junta-se assim a este movimento simbólico que tem levado alguns dos principais monumentos europeus a se iluminarem de azul e amarelo, num gesto de solidariedade e amizade.
O Município de Vila de Rei relembra igualmente que tem em funcionamento o serviço do Gabinete de Apoio ao Migrante, uma estrutura que pode prestar um apoio gratuito aos migrantes e aos seus familiares. Entre os serviços prestados destaca-se o aconselhamento jurídico, apoio no regresso ou inserção e/ou apoio na resolução de assuntos como obtenção de passaportes ou outros processos burocráticos.
O Município vilarregense mostra-se ainda disponível para colaborar com ONGs ou instituições internacionais para promover recolhas e envio de vestuário, de forma a apoiar a população ucraniana no terreno.
Ricardo Aires, presidente da Autarquia de Vila de Rei, afirma que "nesta complicadíssima situação que a Ucrânia e a sua população se encontra a viver, é importante que possamos dar sinais de apoio e solidariedade. Aproveito para deixar uma palavra de conforto para toda a sociedade ucraniana, com um destaque especial para os cidadãos ucranianos que vivem no nosso Concelho. O Município de Vila de Rei está de braços abertos para prestar o apoio necessário nesta difícil altura."