O Município da Chamusca procedeu à instalação de equipamentos de Teleassistência nas habitações de idosos do concelho que estão referenciados como mais vulneráveis e isolados pelas entidades das freguesias onde residem.
Este serviço destina-se a apoiar os munícipes, principalmente idosos e/ou indivíduos em situação de dependência/incapacidade, que se encontrem em situação de maior isolamento e insuficiência ou ausência de rede de suporte familiar. “Pretende-se promover a sua independência e confiança, assegurando o acompanhamento e o apoio permanente a quem vive sozinho”, informa o Município.
Atualmente, estão a beneficiar deste apoio 42 idosos residentes nas várias freguesias do concelho.
O Município “tem presente a necessidade de desenvolver medidas que promovam e apoiem a população idosa do concelho. É por estar consciente do risco de vulnerabilidade social a que a população sénior está mais exposta, que o Município tem vindo a ajustar as suas respostas, em conjunto com os parceiros sociais, para proporcionar um quotidiano com maior segurança a estes munícipes”.
Para Cláudia Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, “num concelho onde o índice de envelhecimento é particularmente elevado, é fundamental o investimento em medidas que permitam à população sénior manter as suas rotinas diárias de uma forma segura, confiando que existe sempre alguém pronto para lhes prestar apoio em caso de necessidade”.
Esta iniciativa tem como objetivo primordial combater o isolamento social, atendendo à vulnerabilidade em que se encontram alguns dos idosos do concelho da Chamusca e prestando especial atenção à atual situação vivida devido ao COVID-19.
Fotos: Município da Chamusca