Vai decorrer nos dias 22 a 30 de julho, a sétima edição do FICOC ( Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão), sobre a direção de Ana Elias. Vai ser organizado pela CICO (Centro internacional do Carrilhão e do Órgão) e vai realizar-se nas freguesias de Constância e alguns locais de Abrantes.
Com este evento pretende-se “despertar a atenção dos entusiastas do carrilhão e do órgão para as peculiaridades da região do Médio Tejo e para a capacidade que esta possui de se afirmar como um local estratégico na valorização do carrilhão e do órgão no mundo”.
Constância conserva o maior carrilhão do mundo, o “Carrilhão LVSITANVS”, relativamente ao qual se têm expressado diversas opiniões, tanto sobre a sua excelente estética, como pela sua conceção e sonoridade”. Este instrumento vai despertando expectativas e desejos de novas experiências na área das artes performativas, exemplo disto, durante o VII FICOC, é o projeto DISCO-CARILLON (Constância, 22 de julho), onde, com o uso de faixas sonoras pré-gravadas a acompanhar o som acústico do Carrilhão LVSITANVS e ao mesmo tempo que um narrador vai contando a história, se apresenta um programa de conhecidíssimas músicas disco das décadas de 1970 e 1980.
Na Igreja Matriz de Constância se encontra o Órgão Histórico de Constância. Instalado no coro alto da Igreja, data de 1827 e é da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira. Já a Igreja de S. Vicente, em Abrantes, possui outras duas relíquias da organaria portuguesa, sendo o “Grande Órgão do Evangelho” da Capela-mor, que data de 1790 que é também da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, e o outro amovível, Órgão Positivo ou Órgão de Armário, que foi construído no séc. XVIII por António Peres Fontanes. Há que destacar que estes dois organeiros (António Xavier Machado e Cerveira e António Peres Fontanes) são os dois mais importantes organeiros do seu tempo em Portugal.
Deste modo, um vasto e rico programa musical para todos os gostos será apresentado ao público por carrilhanistas e organistas nacionais e estrangeiros, bem como por vários agrupamentos musicais locais, promovendo e valorizando, na região, a presença do Carrilhão LVSITANSV e de relíquias culturais como o Órgão Histórico da Igreja Matriz de Constância e os Órgãos Históricos da Igreja de S. Vicente de Abrantes. Neste festival participarão também, as associações concelhias parceiras da CICO.
PROGRAMA:
Jade Garcia