Antena Livre
Deseja receber notificações?

CIMT reconhece Casa Memória de Camões como bem patrimonial, cultural e turístico

28/02/2019 às 00:00

Esta quinta-feira a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) reconheceu a Casa Memória de Camões, em Constância, como um bem patrimonial, cultural e turístico da região.

A deliberação, solicitada por Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, foi unânime entre os 13 autarcas, na reunião da CIMT, que decorreu no Tagus Valley, em Abrantes.

“Efetivamente, é mais um ativo em matéria cultural, que servirá para a dinamização turística” da região, referiu à Antena Livre Anabela Freitas, presidente da CIMT, tendo acrescentado que a Casa Memória “está reabilitada, mas não tem conteúdos e é preciso ir à procura de fundos comunitários e parcerias, no âmbito por exemplo do mecenato, para que a Câmara de Constância possa ter um ativo aberto a quem nos visita”.

“Todos nós consideramos que é um ativo importante e estamos disponíveis para ajudar o presidente de Câmara [de Constância] no que for necessário (...) Porque aquilo que é bom para um município, será, certamente, bom para os restantes do Médio Tejo”, considerou a presidente.

Recorde-se que a Associação Casa Memória de Camões e a Câmara Municipal de Constância têm solicitado à tutela que a Casa Memória seja considerada oficialmente a Casa de Camões em Portugal, mas esse objetivo ainda não foi alcançado. No entanto, considerou Anabela Freitas que “apesar de haver um longo caminho a percorrer, há agora uma posição de 13 municípios e da própria Comunidade que será uma ajuda forte no caminho a fazer-se”.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB