A época festiva do Natal em Vila de Rei voltou a ser marcada pelos já tradicionais Concursos de Presépios Tradicionais e de Montras Natalícias. Entre os dias 4 de dezembro e 9 de janeiro, as montras dos estabelecimentos comerciais vilarregenses revestiram-se de cores e objetos alusivos à época natalícia, enquanto que a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires recebia a Exposição dos Presépios Tradicionais a concurso.
No total, estiveram a concurso 58 Montras Natalícias e 8 Presépios Tradicionais.
O júri, composto por um elemento representativo da Associação Comercial e Empresarial de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Vila de Rei, um membro da Câmara Municipal de Vila de Rei e por um professor do Agrupamento de Escolas do Centro de Portugal, distinguiu, de acordo com os critérios apresentados, os seguintes trabalhos:
Montra Natalícia:
1º Prémio: “Bella Montra”, de A Bella Vila – Pizzaria e Café;
2º Prémio: “A Magia dos Retalhos”, de Pip’Arte;
3º Prémio: “Insólito”, de Loja Aldeias de Xisto de Água Formosa;
4º Prémio: “A Chegada dos Reis Magos”, de Cafetaria Tertúlia - Amanhecer;
5º Prémio: “Sorrisos de Natal”, de Sorrisos Boémios;
6º Prémio: “Árvore da Saúde”, de Farmácia Silva Domingos;
7º Prémio: “Aldeia Natal”, de Café/Restaurante A Toca do Coelho.
Presépios Tradicionais:
1º Prémio: “Em Junquinho”, de Fundação João e Fernanda Garcia;
2º Prémio: “Natal no Centro”, de Gonçalo Brás;
3º Prémio: “Estrela da Vida”, de Centro de Dia ‘Família Dias Cardoso’.
Na categoria de Presépios Tradicionais, o público era convidado a votar nos seus trabalhos favoritos, com a sua votação – a valer 10% da decisão final – a ser novamente decisiva na atribuição dos prémios.
As sete montras mais votadas pelo público e por um júri nomeado para o efeito serão agora premiadas com 120 euros para a primeira classificada, 100 euros para a segunda, 70 euros para a terceira, 50 euros para a quarta e 30 euros para os classificados entre a quinta e a sétima posições. Nos Presépios Tradicionais, os prémios são de 100 euros para o primeiro classificado, 75 euros para o segundo e 50 euros para a terceira posição.
Os Concursos pretenderam incentivar o uso de materiais recicláveis e a utilização de matérias-primas existentes na região para a construção dos trabalhos, revitalizando as tradições e a magia da época Natalícia.