A Câmara Municipal de Abrantes confirmou a realização da Feira de S. Matias. A abertura da Feira de Abrantes será no dia 23 de fevereiro, pelas 18 horas, e é o regresso do evento depois da paragem derivado da pandemia.
Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, disse que a realização da feira está garantida com regras definidas pela Saúde Pública. Ou seja, tudo indica, nas palavras do autarca, que haverá a garantia de entradas com controle dos visitantes com certificado de vacinação.
À margem da reunião de Câmara, o autarca confirmou à Antena Livre que “temos Feira de S. Matias se tudo correr como temos planeado e em articulação muito próxima com a Direção-Geral de Saúde, particularmente com o médico de Saúde Pública responsável pelo nosso concelho”.
Manuel Jorge Valamatos adiantou ainda que, “nos últimos meses, tivemos uma intervenção muito robusta mas que não dá muito nas vistas, que foi a de criar estruturas elétricas capazes de acolher grandes eventos no Aquapolis Sul. Essa intervenção tem vindo a ser feita, falta uma questão de ligação da EDP a todo esse sistema que, de acordo com as informações que tenho, está a avançar”.
Esta nova ligação tem como objetivo criar condições “para todos os operadores que ali se instalem, desde os divertimentos às barracas, e para que não tenham que ter, como tinham anteriormente, geradores a produzir energia. Era algo disfuncional e muito penoso do ponto de vista financeiro para cada um dos operadores”. Assim, “estão criadas as melhores condições para que possamos ter uma Feira de S. Matias com grande dimensão”.
Relativamente às condicionantes que poderão vir a ser impostas pelas autoridades de Saúde, com apresentação de Certificado Digital ou teste negativo à entrada da Feira, questionámos acerca da funcionalidade desse sistema. Manuel Jorge Valamatos respondeu que “é a única forma de garantirmos parâmetros de segurança maiores e isso seguramente irá acontecer”. Para tal, o espaço terá que ter alguma espécie de vedação pois “estará condicionado e as pessoas terão, tendencialmente, que passar em zonas específicas de entrada, reforçando esses mecanismos de segurança”.
Quanto ao número de feirantes, o presidente da Câmara de Abrantes reconheceu que, este ano, “queríamos muito aumentar o dinamismo da Feira com mais operadores mas talvez não venha a acontecer. Vamos ter uma ou duas coisas novas, diferentes, mas estamos a trabalhar intensamente para que isso aconteça e o importante é que possamos voltar à normalidade e que, a partir de 2022, possamos, ano após ano, ter maior dinamismo na Feira de S. Matias com mais atrações para uma maior capacidade de cativar e mobilizar as pessoas para este evento”.
Questionado se o Aquapolis Sul tem espaço para que a Feira de S. Matias possa crescer, Manuel Jorge Valamatos respondeu afirmativamente e explicou que também foi por isso “que fixámos ali a Feira, embora haja opiniões diferentes mas não há sítios perfeitos. A verdade é que apostámos no Aquapolis Sul, valorizámos as infraestruturas existentes para estas respostas e acreditamos que o Aquapolis Sul tem muito potencial de crescimento”.
De acordo com a Autarquia, nesta terça-feira aconteceu a reunião entre os serviços do Município e os feirantes no sentido de operacionalizar a realização do evento.