Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Constância: 55 soldados do RAME prestaram Juramento de Bandeira na zona ribeirinha

2/03/2019 às 00:00

Aconteceu no dia 28 de fevereiro a cerimónia do Juramento de Bandeira do 1.º curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2019, constituído por 55 soldados recrutas – 10 femininos e 45 masculinos – incorporados no Regimento de Apoio Militar de Emergência, em Abrantes, e por um pelotão proveniente do Regimento de Infantaria n.º 1, de Beja.

A cerimónia decorreu na zona ribeirinha do município de Constância e foi presidida pelo vice-chefe do Estado-maior do Exército, o Tenente General Rui Davide Guerra Pereira.

Na alocução referente ao ato festivo, o Capitão de Infantaria e Comandante da Companhia de Formação que jurou Bandeira, Nuno Ribeiro, destacou a presença do vice-chefe do Estado-maior do Exército como “uma demonstração inequívoca da importância que o comando do exército atribui à ambição do RAME” e salientou a vontade e determinação dos militares na luta pelos objetivos.

“Hoje celebramos a verdadeira afirmação da vontade de 77 jovens em continuar a assegurar a nossa história. A projeção de um futuro vertiginosamente livre e repleto de esperança, servindo no exército português”, disse o Comandante da Companhia de Formação, acrescentando que é nos formandos que está “o futuro, é com eles que continuamos a afirmar mais de 800 anos de história e é com eles que o sonho continua vivo”.

O Capitão de Infantaria considerou também que o Juramento de Bandeira é um ato que marca “em cada um dos formandos uma nova identidade, uma nova compreensão daquilo que cada um é capaz de dar e exigir a si próprio” e destacou a mudança ocorrida durante as cinco semanas de formação e a capacidade adquirida de superar o medo e de “dominar o gigante” que existe dentro de cada um.

Tiago Ferreira foi o soldado-recruta que mais se distinguiu durante a instrução básica do 1.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2019 do RAME, com a classificação final de 17,61 valores. Ainda no RAME, foi distinguido por mérito escolar o soldado recruta Tiago Ferreira, com 19,40 valores, por mérito pessoal o soldado recruta Carlos Pinto, com 16,67 valores e por desembaraço físico o soldado recruta João Ricardo, com 19,48 valores.

Os militares que terminaram o 1º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército 2019 receberam um certificado das competências de formação profissional obtidas, validadas pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Ana Rita Cristóvão

Fotos de Carolina Ferreira

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X