São João, diz se o meu amor, me quer ou não… este será o mote para as comemorações do São João, evento que vai decorrer no próximo dia 23 de junho, numa organização da Câmara Municipal, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Parque Ambiental de Santa Margarida da Coutada.
Património Cultural Imaterial, significa a herança de uma comunidade, seja material ou imaterial, é uma riqueza acumulada ao longo de gerações, um bem coletivo que deve ser protegido e valorizado para poder continuar a ser transmitido às gerações futuras.
Neste âmbito e para assinalar a festividade popular do São João, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas e o Parque Ambiental de Santa Margarida vão dinamizar um conjunto de atividades subordinadas ao tema «O Património Imaterial do Concelho de Constância - Simbologia mágico-religiosa das plantas».
O evento inicia-se pela manhã com um percurso pedestre interpretativo para identificação e colheita de algumas espécies de plantas utilizadas no S. João. O período da tarde englobará um encontro com alguns oradores para uma conversa sobre as práticas, rituais e utilizações das plantas, baseadas na religiosidade popular, terminando com uma sessão de contos tradicionais.
Mais tarde, em noite de São João, com a participação do Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique e em colaboração com Associação Cultural e Desportiva Aldeiense será recriado, pelas 21h30, junto à sede desta última associação, um arraial popular onde não faltará a fogueira e a queima da alcachofra.