O Graminho é a Peça do mês em destaque, neste mês de novembro, no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância.
O Graminho é um instrumento de madeira de mogno que servia para traçar linhas paralelas e direitas na espessura e largura das tábuas. É composto por uma peça larga e retangular e outras duas, mais estreitas e redondas perpendiculares à primeira, onde se colocava um prego, parafuso ou qualquer outro pedaço de metal que servia para riscar os traços na madeira. Esta ferramenta de marcação era muito útil para os calafates que em tempos idos trabalhavam nos Estaleiros, em Constância, pois permitia fazer marcações iguais repetidas vezes, bastando ajustá-lo na primeira vez e depois, estando travado na medida desejada, era só repetir a marcação.
O Graminho que agora se destaca é um instrumento do início do século XX e está decorado com uma forma estilizada, tendo inscrito na lateral «J G M», provavelmente, as iniciais do nome do seu proprietário. A peça foi adquirida para o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em 1998.
Novembro assinala a décima primeira edição da iniciativa Peça do mês, promovida pelo Museu dos Rios e das Artes Marítimas, a qual tem como objetivo divulgar e preservar diversos elementos patrimoniais do concelho de Constância.
Recorde-se que a Peça do mês está exposta numa das salas do museu, onde pode ser apreciada e a sua divulgação é efetuada através das páginas de Facebook do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.