Antena Livre
Deseja receber notificações?

Constância homenageia Nossa Senhora da Boa Viagem em cerimónia simbólica e privada

7/04/2020 às 00:00
DR: Município de Constância
Na próxima segunda-feira, 13 de abril, assinala-se o feriado municipal em Constância. Também conhecida como a segunda-feira da Boa Viagem, esta data celebra e honra a imagem da padroeira dos marítimos.
 
No entanto, devido à atual situação de pandemia, este ano as cerimónias não vão poder juntar centenas de pessoas, como vem sendo apanágio nos últimos anos. Mas não quer isso dizer deixar passar esta data em branco e, por isso, o Município vai assinalar o simbolismo deste dia para as suas gentes com uma singela homenagem privada, cumprindo as normas em vigor.
 
Assim, vão ser depositados flores no Altar de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Igreja Matriz de Constância.
 
Diz a autarquia que este é um ato simbólico "feito em nome de todos os constancienses e dos milhares de pessoas que em segunda-feira de Páscoa se costumam deslocar a Constância para participar nas cerimónias em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem".
 
Recorde-se que a devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância está associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital.
 
Dos perigos da navegação nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protetora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, em Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção pelo menos bicentenária. Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, refletindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.
 
Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as atividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.
 
Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos 60, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.
 
Nas últimas três décadas, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objetivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de atividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.
Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB