Antena Livre
Deseja receber notificações?

Constância: Município preocupado com deficiente cobertura de sinal de Internet e rede móvel em Santa Margarida da Coutada (atualizada)

30/07/2019 às 00:00

Em comunicado, o Município de Constância deu conta de que enviou um ofício ao gestor da Altice Portugal a dar conta da preocupação com a deficiente cobertura de sinal de internet e de comunicação por rede móvel em toda a freguesia de Santa Margarida da Coutada.

Diz a autarquia que tem sido “recorrente chegar ao executivo um número cada vez maior de alertas, expressando a insatisfação dos munícipes acerca da fraca cobertura de rede de internet, em que muitos utilizadores referem ter velocidades de download e de upload inferiores a 1 Mbps, o que não é condigno com a época da tecnologia em que vivemos”.

O Município defende a instalação de rede de fibra ótica como uma “mais valia para o concelho, potenciado o desenvolvimento e a fixação da população, ainda para mais quando, e de acordo com a informação recolhida na plataforma SIIA (Sistema de Informação de Infraestruturas Aptas – Registo das infraestruturas existentes nas regiões, pelos operadores) e em todos os lugares da freguesia de Santa Margarida, existem já infraestruturas base para a instalação da rede de fibra”.

“Confirmação disso mesmo foi a migração, efetuada ainda em 2018, da solução de internet do Centro Escolar de Santa Margarida de ADSL para fibra ótica (pela Altice Portugal a pedido do Ministério da Educação), no entanto, esta solução ainda não se encontra disponível para empresas e população em geral”, refere a nota.

O município de Constância informa ainda que está a acompanhar esta situação e espera que, tão breve quanto possível, a mesma possa ser resolvida, assim como a possibilidade de estender a rede de fibra ótica a todo o concelho de Constância.

ESCLARECIMENTO POR PARTE DA ALTICE PORTUGAL

Em comunicado, a Altice Portugal divulga que é com "estupefação que a Altice Portugal reage à notícia" uma vez que, defende, "este Concelho tem sido alvo de um grande investimento da Altice Portugal em fibra ótica e, sobretudo, porque no dia de ontem, o Gabinete Institucional da Empresa esclareceu o Presidente da Câmara Municipal sobre os projetos de infraestruturação que estão em curso neste Município desde fevereiro de 2019".

Acrescenta que "após reunião entre o Presidente Executivo da Altice e o Presidente da Câmara Municipal de Constância, em dezembro de 2018, foram imediatamente analisadas todas as possibilidades para uma segunda vaga de investimento em Fibra Ótica no Município de Constância. Neste momento os estudos técnicos necessários ao planeamento e projeto de implementação estão já finalizados e o projeto de Fibra Ótica em Santa Margarida da Coutada encontra-se em fase de arranque, estando previsto que a cobertura desta localidade esteja finalizada durante o mês de Novembro. Para assinalar este momento de implementação da rede de fibra ótica de última geração na freguesia de Santa Margarida da Coutada, a Comissão Executiva da Altice Portugal deslocar-se-á a Constância, já em setembro".

"Relativamente à rede móvel, a Altice Portugal assume o seu compromisso com o Município de Constância, aliás como é seu apanágio, e irá analisar a situação, de que apenas teve conhecimento dela no dia de ontem [30 de julho], no sentido de apurar a necessidade de instalação de uma nova estação móvel que reforce sinal na localidade de Santa Margarida da Coutada, para a qual trabalhará em conjunto com a Autarquia na localização da mesma".

Informa ainda que "todas estas informações sobre a segunda vaga de investimento da Altice Portugal na região, tanto ao nível de fibra ótica como da rede móvel, foram hoje [ dia 31 de julho] transmitidas por comunicação institucional ao Presidente da Câmara Municipal de Constância, entidade que tem conhecimento sobre o avultado investimento em redes, nomeadamente, fibra ótica no Concelho de Constância".

"A Altice Portugal congratula-se com o facto de, perante este tipo de necessidades, ser o único operador contactado e a quem estas populações recorreram, mesmo sabendo que a Empresa não tem qualquer responsabilidade ou obrigação de assegurar estas coberturas. Isto deve-se ao facto dos restantes operadores nunca terem manifestado vontade ou capacidade de chegar a estes locais remotos e de baixa densidade populacional, onde a Altice Portugal tem marcado presença regular nos últimos 2 anos", termina.

 

 

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB