Constância está a receber até 13 de Outubro a I edição do Festival do Javali.
Um evento que decorre nos cinco restaurantes aderentes e que pretende promover um produto que marca presença no concelho.
Defende o Município de Constância que a gastronomia portuguesa "é uma das mais ricas do mundo. Oriundos da autenticidade e da genuinidade dos nossos produtos nasceram múltiplos pratos e iguarias reconhecidos nacional e internacionalmente". Nesse sentido, o concelho de Constância não está fora desta realidade, pelos que nos cardápios dos restaurantes da vila e do concelho é possível encontrar, diz o município, "o melhor da carne, do peixe e da doçaria tradicional".
Assim, nos restaurantes D. José Pinhão, Leopoldina Tavernas, Os Lusíadas, Pezinhos no Rio e Vila Camões vai ser possível apreciar diversos pratos cujo ingrediente principal é o javali.
A Antena Livre falou com o presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, que explicou que a ideia de criar este festival surgiu "também de uma necessidade junto da restauração local em dar destaque a um tipo de iguaria que temos no nosso concelho".
O autarca destaca que o javali é "um animal que existe no nosso território há largos anos (...) na freguesia de Santa Margarida há largos anos que é confecionado (...) e as tradições deste concelho são tão importantes como são as da vila ou da freguesia de Montalvo".
As expectativas são positivas e os objetivos são "promover o concelho, ajudar os restaurantes que aderiram - nesta que é uma época mais baixa - e que as pessoas visitem Constância e possam degustar o javali que é cozinhado nos nossos restaurantes", divulga o autarca.
Numa altura em que se fala de peste suína, doenças e javali, Sérgio Oliveira descansa a população, uma vez que "os restaurantes estão sujeitos a um controlo na aquisição das carnes" e que há regras e procedimentos que garantem que o javali que chega à mesa dos constancienses com qualidade.
Ouça no link abaixo a conversa com o presidente da Câmara de Constância sobre o I Festival do Javali.
Ana Rita Cristóvão