Anualmente, a 25 de novembro, assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
É neste âmbito que a Câmara Municipal de Mação, através do Espaço de Apoio à Vítima - Espaço M vai realizar duas sessões com o Grupo Tocar na Alma, onde na primeira pessoa, os alunos do ensino secundário poderão ouvir histórias reais e serão sensibilizados para este tema tão atual. As sessões decorrerão no Auditório da Escola EB 2,3 de Mação esta sexta-feira, no período da manhã, às 9h30 e às 11h.
Apesar das várias medidas e campanhas de sensibilização, as estatísticas dos primeiros três trimestres deste ano, relacionadas com a violência doméstica, revelam que assinalar este Dia continua a ter um propósito, infelizmente, atual e urgente.
Segundo os referidos dados, a violência doméstica matou, até setembro de 2022, 20 mulheres. Estes números revelam que a tendência não é de um decréscimo deste fenómeno, sendo que até ao referido mês foram assassinadas mais quatro mulheres que no total do ano de 2021.
Apesar da expressão dos números, os mesmos não traduzem a dimensão dramática deste problema que tem vindo a destruir vidas e famílias, deixando marcas profundas e destrutivas para sempre em todos aqueles que vivem num contexto de violência.
Sendo uma realidade que não pode ser ignorada, tornando-se fundamental e urgente refletir sobre esta problemática, sensibilizar a sociedade e responsabilizar todos os cidadãos para a denúncia, uma vez que se trata de um crime público. Esta é uma obrigação de todos.