Antena Livre
Deseja receber notificações?

Em Mação, conversou-se sobre agricultura e biodinâmica

28/05/2018 às 00:00

Na sexta-feira, dia 25 de maio, Mação esteve "À Conversa com..." João Castella. O tema deste mês foi Agricultura Biológica – método biodinâmico. João Castella é Presidente da ABIOP - Associação Biodinâmica Portugal, é também consultor técnico em Biodinâmica registado na Demeter International e nas organizações internacionais que tutelam a Biodinâmica. Iniciou o movimento de produção certificada biodinâmica em Portugal e tem acompanhado e apoiado, como técnico, praticamente todos os produtores biodinâmicos certificados em Portugal. Além disso, tem desenvolvido um extenso trabalho de divulgação e formação em Biodinâmica por todo o país.

De referir que ao longo dos últimos 40 anos, 33% das terras aráveis do planeta perderam-se por erosão ou perderam a sua fertilidade devido às más práticas agrícolas. Este é um legado que se deixa às gerações futuras. A ambição humana e a mentalidade que levaram a querer "explorar" a Natureza em vez de colaborar com ela, destruiu em poucos anos o que milénios de práticas agrícolas, em sintonia com a Natureza, construíram.

"Somente uma agricultura que respeite os ciclos e as leis naturais pode minorar o problema e restaurar a fertilidade perdida".

A Biodinâmica existe desde 1924 e tem-se propagado por todo o mundo com excelentes resultados, em termos ecológicos e em termos de qualidade alimentar. Hoje em dia, os produtos biodinâmicos são cada vez mais procurados por um público que procura essa qualidade nutritiva e ambiental. Os produtos Demeter (biodinâmicos) estão listados entre os de mais alta qualidade em todo o mundo e têm atraído cada vez mais produtores agrícolas a praticar este tipo de agricultura. Em Portugal, a Biodinâmica pratica-se desde 2006, em vários sectores de produção e contamos hoje já com cerca de 12 produtores certificados.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB