O escritor João Pedro Mésseder vai estar, no próximo dia 30 de novembro, no concelho da Sertã para participar em diversas atividades, designadamente em encontros com alunos das escolas e na sessão do CLEIO – Clube de Leitura Oral da Sertã.
O dia de João Pedro Mésseder inicia-se com uma série de sessões com alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã, que decorrerão nas bibliotecas escolares e na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.
Ao final da tarde, pelas 19h, o Atelier Túllio Victorino, em Cernache do Bonjardim, recebe mais um encontro do CLEIO – Clube de Leitura Oral da Sertã, onde João Pedro Mésseder será o convidado de honra. Esta sessão, cujas inscrições acontecem até 29 de novembro, será preenchida com uma conversa com o autor, leitura de excertos das suas obras, um momento para autógrafos e venda de livros. As inscrições deverão ser feitas na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, presencialmente ou pelo telefone 274 604 227.
João Pedro Mésseder (nome literário de José António Gomes) é natural do Porto, cidade onde concluiu os seus estudos universitários e onde, há décadas, é professor do ensino superior. Publicou livros de poesia (como Elucidário de Youkali), aforismos e microcontos, além de cerca de três dezenas de títulos para a infância e a juventude, repartidos pela poesia, pelo álbum, pelo conto, e editados na sua maioria pela Caminho. Com o seu livro «Fissura», obteve, em 1999, o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho (poesia). Na área do livro infantil, «Versos com Reversos» e «Palavra que Voa» foram nomeados para as IBBY Honour Lists de 2000 e de 2006, respetivamente. «Trocar as Voltas ao Tempo» (traduzido para castelhano e para galego), criado em coautoria com o ilustrador Gémeo Luís, obteve uma Menção do Júri do Prémio Compostela para álbuns infantis, em 2008.