Neste mês dedicado aos Santos Populares, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, escolheu uma Escultura de Santo António, como «Peça do mês» para estar em destaque numa das suas salas.
A peça deste mês de junho é uma escultura religiosa em barro policromado, representando a figura de Santo António de Lisboa, com os respetivos atributos. Num dos braços, tem o Menino Jesus sentado num livro, que representa o Evangelho e a Sabedoria de Santo António. A mão do outro braço, segura um crucifixo. Enverga, ainda, um hábito, símbolo de pertença à ordem religiosa franciscana.
Registe-se que a devoção popular colocou Santo António como um dos santos mais amados, o qual se e encontra presente em inúmeras igrejas portuguesas, onde é venerado pelo socorro que dá aos aflitos e angustiados, pela ajuda a encontrar o que está perdido e pela reputação de santo casamenteiro.
Festeja-se o Santo António a 13 de junho, sendo um dos padroeiros dos Santos Populares.
No concelho de Constância merecem especial destaque a Capela e o Santo António de Constância Sul, em honra do qual decorrem os festejos deste lugar do concelho, agendados para dos próximos 2, 3, 4 e 17 de junho.
Recorde-se que a «Peça do mês» está exposta numa das salas do museu, onde pode ser apreciada e a sua divulgação é efetuada através das páginas de Facebook do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.