As Cerimónias Oficiais do Dia da Cidade de Abrantes realizou-se esta quarta-feira, 14 de junho, e tiveram início com o Hastear das Bandeiras de Portugal, da Cidade, da Comunidade Europeia, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e do Corpo Nacional de Escutas, pelo presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, pelo presidente da Assembleia Municipal, António Mor, pelo presidente da Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, Bruno Tomás, pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, José Manuel Jesus, e por Inês Graça, em representação do chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, na entrada do Quartel dos Bombeiros de Abrantes, ao som do Hino Nacional interpretado pelo Orfeão de Abrantes, num momento emocionante e cheio de simbolismo.
Seguiu-se a homenagem aos trabalhadores do Município de Abrantes com 25 anos de serviço e também aos que se aposentaram este ano, depois de uma vida dedicada ao serviço público, numa cerimónia que se realizou no interior do Quartel dos Bombeiros. O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, o presidente da Assembleia Municipal de Abrantes e a presidente da Direção do Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes, Júlia Augusto, entregaram as Medalhas de Dedicação e Bons Serviços aos trabalhadores do Município.
Seguiu-se o momento em que o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, entregou a Medalha de Mérito Municipal aos Agrupamentos de Escuteiros do Concelho de Abrantes (Agrupamento 172 de Abrantes, Agrupamento 193 de Mouriscas, Agrupamento 273 de Tramagal, Agrupamento 697 de Rossio ao Sul do Tejo e Agrupamento 1093 de Chainça) e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, momentos muito aplaudidos por todos os presentes.
“Celebramos hoje os 107 anos da nossa cidade com todos vós e com cada uma das nossas 13 freguesias. Porque Abrantes é realmente grande. Mas a sua maior riqueza são as pessoas, a sua comunidade”, começou por salientar o presidente do Município durante a sua intervenção.
Na cerimónia, Manuel Jorge Valamatos destacou que “a nobreza do local onde no encontramos não reside na beleza da sua arquitetura ou da sua história, mas sim na coragem, na dedicação e no espírito de serviço que preenche cada centímetro deste espaço, pelo que dificilmente poderíamos ter escolhido local mais simbólico para a cerimónia deste ano”, relembrando a pandemia “ao qual este espaço e os nossos bombeiros com os profissionais de saúde tiveram um papel fundamental na defesa da nossa comunidade”. “Jamais nos esqueceremos que praticamente durante dois anos, foi aqui que instalamos o nosso Centro de Vacinação municipal, que serviu de base para administramos mais de 90 mil vacinas”, recordou Manuel Jorge Valamatos.
A atribuição da Medalha de Mérito Municipal à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes é “uma distinção institucional, mas que gostaríamos que fosse considerada como um reconhecimento e agradecimento dos abrantinos pelo trabalho realizado por todos os homens e mulheres que fazem parte desta grande família”, destacou ainda o presidente da Câmara Municipal de Abrantes.
Neste dia, foi também prestada homenagem aos Agrupamentos de Escuteiros de Abrantes “como grande escola de valores na formação das nossas crianças e jovens”.
“A atribuição da medalha de Mérito Municipal aos agrupamentos de escuteiros de Abrantes, Mouriscas, Tramagal, Rossio ao Sul do Tejo e Chainça é o reconhecimento merecido por todo o vosso trabalho, mas também um incentivo para que continuem a ser uma referência na formação das nossas crianças e jovens como cidadãos exemplares, na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, referiu o Presidente do Município.
Discurso do presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos
Durante a tarde desta quarta-feira, 14 de junho, pelas 16 horas, no Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes irá decorrer a cerimónia de receção do prémio de Museu do Ano 2023 atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia. Recorde-se que esta é a segunda ocasião que este prémio nacional é entregue ao Município de Abrantes, depois de em 2018 o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, em Tramagal, ter recebido esta distinção. Distinções que, para o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, “projetam a rede de Museus de Abrantes como uma das grandes referências nacionais na museologia e que nos responsabilizam para continuarmos este caminho de excelência na promoção da nossa história e território”.
Num dia dedicado aos abrantinos, pelas 17 horas, será inaugurada a exposição ESSA´arte com trabalhos dos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, no quARTel – Galeria Municipal de Arte que este ano celebra 10 anos ao serviço da cultura em Abrantes.
A exposição, que tem curadoria de Hugo Dinis, conta com dezenas de trabalhos dos alunos e poderá ser visitada até dia 21 de outubro de 2023.
Fotos: Município de Abrantes
Galeria de Imagens