O Serviço Municipal de Proteção Civil de Abrantes, o CNE – Departamento Nacional para o Ambiente, Prevenção e a Secretaria Regional de Ambiente e Proteção Civil da Região de Portalegre-Castelo Branco, no âmbito das comemorações do mês da Proteção Civil vão realizar em Abrantes uma “Feira de Proteção Civil e Segurança”. É um evento agendado para o pavilhão do Tagusvalley, em Alferrarede, no dia 6 de março das 10h às 13h.
Esta feira vai contar com diversas entidades, sendo a exposição composta por diversos veículos e equipamentos.
Vão estar presentes nesta Feira a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) através do Comando Distrital (CODIS) de Santarém; Câmara Municipal de Abrantes com a mostra de máquina de rastos, porta máquinas e carrinha de apoio; Serviço Municipal de Proteção Civil (com um veículo, tenda e equipamentos); Bombeiros Voluntários de Abrantes (com um VFCI - veículo florestal de combate a incêndios, equipamento de grande ângulo, embarcação de socorro e um VOE - veículo de operações específicas).
Juntam-se ainda os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere (com um VCC - Veículo de comando e comunicações); Cruz Vermelha Portuguesa (com uma ambulância de socorro); Força Especial de Proteção Civil ( com um veículo com drones); Polícia de Segurança Publica (com um veículo ligeiro com guarnição e com a unidade móvel de atendimento); a Guarda Nacional Republicana (com um veículo ligeiro com guarnição e equipamento); e o RAME - Regimento de Apoio Militar de Emergência (com um veículo ligeiro com guarnição e equipamento).
Junta-se ainda a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes para a divulgação do curso profissional de Bombeiro, a Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação (com um veículo ligeiro com guarnição e equipamento); a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (com um veículo ligeiro com guarnição e equipamento) a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (com um veículo ligeiro com guarnição e equipamento), o Centro Equestre de Abrantes e as juntas de freguesia que vão ter presentes dois veículos com Kit de primeira intervenção.
Esta Feira está enquadrada nesta semana da Proteção Civil e Higiene da Secretaria Regional da Região de Portalegre-Castelo Branco dos Escuteiros que vão juntar nestes dois dias entre 400 a 500 escuteiros para um conjunto de atividades. De notar que o evento começa no sábado com jogos de cidade, ao longo do dia, e com a montagem do acantonamento agendada para começar às 18 horas. Do programa faz ainda parte uma Eucaristia às 9 da noite e uma Festa de Campo às 22:30.
Depois, no domingo, a partir das 9 da manhã acontece a Feira da Proteção Civil e o encerramento da atividade está programado para depois do meio-dia.