Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Festival de Filosofia debate a “Liberdade em construção”

4/11/2024 às 15:27

A Biblioteca Municipal António Botto volta a receber o Festival de Filosofia de Abrantes, entre os dias 21 e 23 de novembro, desta feita sob o tema “Liberdade em construção”.

A cerimónia de abertura da sétima edição do Festival decorrerá às 14h30 do dia 21 de novembro e contará com a presença de Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, e de Ana Gomes, que terá a cargo a conferência de abertura.

O Festival, que tem aberto caminho para que o pensamento, a arte de questionar e a dúvida irradiem a partir da Biblioteca Municipal António Botto, será composto este ano por cinco painéis de oradores de áreas diversas, distribuídos ao longo dos três dias. José Pacheco Pereira encerrará os trabalhos no dia 23 de novembro. A entrada é livre.

Durante a sétima edição do evento, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, decorrerá ainda uma assembleia com alunos de escolas do concelho, que participarão numa residência filosófica com Joana Rita Sousa entre os dias quatro e oito de novembro. A sessão, denominada “Assembleia da Liberdade – eu penso, eu participo”, decorrerá no primeiro dia do Festival e contará com José Rosa como convidado e Joana Rita Sousa no papel de provocadora.

Ainda no dia 21, terá lugar o painel “Liberdade: O poder das palavras”, com as conferencistas Inês Pedrosa, Sara Belo Luís, Teresa Calçada e o provocador Pedro Vieira. Após a conversa, a poeta Alice Neto de Sousa encerrará o primeiro dia de trabalhos, com a performance poética “Chuvas de Março”.

O segundo dia do Festival, 22 de novembro, irá iniciar-se com o painel “Liberdade sem preconceitos”. Às conferencistas Cláudia Lucas Chéu, Daniela Nascimento e Raquel Varela juntar-se-á o provocador Nelson de Carvalho. Segue-se “Somos livres de ‘voar’”, que contará com Bruno Ferreira Costa enquanto provocador e Adriana Cardoso, Liliana Borges e Maria Castello Branco no papel de conferencistas. A noite de sexta-feira será encerrada com o momento musical “Cantar a liberdade”, protagonizado pelos músicos Joana Cota e João Vaz.

O derradeiro dia do Festival de Filosofia de Abrantes começará com a atividade “Liberdade e arte”, uma sessão de filosofia para famílias orientada por Joana Rita Sousa. A atividade, direcionada para famílias com crianças entre os seis e dos 12 anos, irá decorrer no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte e carece de inscrição, que deverá ser efetivada através do email servico.educativo@cm-abrantes.pt.

O penúltimo painel, “A arte no caminho da liberdade”, trará à Biblioteca Municipal António Botto Benjamim (Luís Nunes), Gisela Casimiro, Nuno Artur Silva e Nuno Nunes-Ferreira. António Pinto Ribeiro será o provocador. Após um brinde à liberdade, a cargo da chef abrantina Célia dos Santos, terá lugar o último painel, “Pensar a liberdade”, com Anabela Mota Ribeiro, André Barata, António de Castro Caeiro e Mário Pissarra enquanto provocador.

A conferência de encerramento da sétima edição do Festival será proferida por José Pacheco Pereira.

No ano em que se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril, o Festival de Filosofia de Abrantes trará também uma Feira do Livro de Filosofia à Biblioteca Municipal António Botto, a decorrer entre os dias 19 e 25 de novembro.

Durante o evento, as entradas no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte serão gratuitas.

PROGRAMA COMPLETO

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB