Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Festival de Filosofia reflete e debate “Sustentabilidade: verdade ou consequências”

10/11/2023 às 16:25

“Sustentabilidade: verdade ou consequências” é o tema emergente do mundo atual que vai marcar o Festival de Filosofia de Abrantes, na sua 6.ª edição, a realizar nos dias 16, 17 e 18 de novembro, organizado pelo Município de Abrantes, com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Com entrada livre, o Festival, cujos painéis decorrem na Biblioteca Municipal António Botto, abre no Dia Mundial da Filosofia, 16 de novembro, com a intervenção do presidente da Câmara Municipal, seguindo-se a conferência inaugural subordinada ao tema “Um novo contrato social para salvar o planeta” que terá como orador Manuel Collares-Pereira, engenheiro eletrotécnico, investigador coordenador da Cátedra de Energias Renováveis, na Universidade de Évora, fundador do Instituto Português de Energia Solar, com uma extensa obra de investigação em energia solar, como especialista em ótica e termodinâmica.

Já no dia 18, a conferência de encerramento que abordará o tema “Pensar a Época do Antropoceno: Por que teremos de ir além da sustentabilidade”, terá como orador Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático na Universidade de Lisboa, membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia da Marinha, conselheiro especial da Fundação Oceano Azul, autor regular de comunicações nas áreas da filosofia, do ambiente e da União Europeia.

Durante três dias, a partir de Abrantes, pensadores, académicos em vários domínios, investigadores das áreas do ambiente, energia, clima, mobilidade, ecologia, biólogos e sociólogos vão refletir e debater em praça aberta sobre sustentabilidade e crise climática, enquanto ameaça à humanidade, mas também para a economia.

O programa reserva anualmente uma conferência com jovens filósofos, oriundos dos vários estabelecimentos de ensino do concelho de Abrantes.

A par dos painéis, o programa inclui a realização de sessões de Filosofia para crianças das escolas e para o público em geral com Joana Rita Sousa, filósofa, perguntóloga e mestre em filosofia para crianças e oficinas para crianças e público em geral sobre alimentação consciente, saudável e sustentável, com a chef Cléo Martins e uma feira do livro sobre filosofia.

Durante os três dias está disponível para visita na biblioteca a exposição “Se eu pudesse contar-te e tu me ouvisses: 30 anos de Biblioteca Municipal António Botto”. Por outro lado, as entradas serão gratuitas no Museu do Ano 2023, Museu Ibérico de Arqueologia e Arte.

Convocar os cidadãos à reflexão e a marcar posição sobre as problemáticas do mundo atual, incentivar e valorizar a reflexão crítica são os desafios do Festival de Filosofia de Abrantes.

 

O programa completo pode ser consultado, com notas biográficas dos oradores, nas seguintes plataformas digitais:

http://www.bmab.cm-abrantes.pt/index.php/pt/655-festival-de-filosofia-de-abrantes

E em

https://www.facebook.com/festivalfilosofiaabrantes

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB