Está patente na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação, a exposição comemorativa dos 160 anos da eterna Banda do Mação.
A Exposição intitula-se "Memórias com 160 anos" e ficará patente até final de março convidando a fazer uma viagem ao passado, com os olhos postos no futuro da Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUM).
Na Exposição pode apreciar um pouco da história da SFUM com fotos, vídeos, fardamentos, instrumentos musicais, entre outros documentos. Os visitantes poderão também assistir a uma aula da Escola de Música da SFUM na "Aula em Exposição", ou partilhar recordações no espaço “Memórias Filarmónicas” ajudando a construir uma história mais completa das vivências passadas nesta associação cultural.
Com o intuito de assinalar esta data - 160 anos -, a SFUM pretende organizar um ano com múltiplos eventos comemorativos, pelo que está a criar uma comissão organizadora, à semelhança do que já aconteceu nas comemorações dos 150 anos. Em breve haverá mais novidades.
Com a consciência de que várias memórias acabaram por se perder no tempo, a Filarmónica procura conseguir recuperar algumas para as poder melhor preservar no futuro. Apelam, por isso, que ajude a preservar a memória da SFUM e pode fazê-lo por texto, áudio, fotografia ou vídeo. Basta, para tal, que envie um email com a sua memória para filarmonicamacaense@gmail.com.
Esta iniciativa da SFUM é realizada em parceria com a Câmara Municipal de Mação, nomeadamente através do envolvimento de recursos da Biblioteca Municipal, Centro Cultural Elvino Pereira e Museu Municipal.