A Igreja Matriz da Sertã vai receber, no próximo dia 4 de janeiro (sábado), o já tradicional Concerto de Reis, com a Filarmónica União Sertaginense (FUS), às 21h30. Com a direção artística a cargo do Maestro Daniel Frazão, este concerto contará com a participação especial da Soprano Ana Sofia Ventura e apresentará temas imponentes como “Dum Spiro Spero” (Chris Pilsner), “Ave Maria” (Pietro Mascagni) e “Festive Overture” (Shostakovitch), entre muitos outros.
Fundada em 1830, a FUS é uma das maiores e mais expressivas associações culturais do concelho. Essencialmente vocacionada para o ensino e divulgação da música, ao longo da sua existência tem estabelecido uma perfeita simbiose entre sucessivas gerações. Em 2024, apresentou o seu primeiro álbum “A Lenda de Celinda”, uma obra composta por arranjos e alguns originais.
A soprano Ana Sofia Ventura concluiu a sua licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa e, posteriormente, integrou a International Opera Academy em Gante, na Bélgica. Estreou, no Teatro Nacional de São Carlos, a ópera "O Rouxinol" de Sérgio Azevedo e, recentemente, estreou a ópera “Madrugada: razões de um movimento”, uma co-produção MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) e Orquestra do Algarve.
Entre os inúmeros papéis operáticos, destaque para os mozartenos Königin der Nacht, Susanna e Zerlina, entre muitos outros, tendo participado também em diversas sinfonias e oratórias. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Bernarda Fink, Nathalie Dessay, Mariella Devia, Laurent Naouri, José van Dam, Linda Watson, Jill Feldman, Yvonne Minton, Alfredo Abbatti, Wim Henderickx e Alberto Zedda.
O Concerto de Reis tem entrada livre.