Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Gavião: Piscina Municipal descoberta irá ser uma realidade

12/07/2019 às 00:00
José Pio

Gavião é o único município do norte-alentejano que não tem uma piscina municipal descoberta nos seus equipamentos. Situação que vai mudar, em breve.

José Pio, presidente da Câmara Municipal, confirmou à Antena Livre que o projeto “irá ser aprovado na próxima reunião” do Executivo e que esta foi a única promessa eleitoral que fez aos gavionenses. “Só fiz uma promessa quando me candidatei no primeiro ano: tudo faria para que quando tivesse que sair da Câmara, deixar uma piscina descoberta feita e aprestamo-nos para conseguir concretizar esse objetivo”, explicou.

O autarca adiantou que já há projeto, “temos candidatura a caminho, temos financiamento”. No entanto, o financiamento não contempla a piscina que “não tem possibilidades de candidatura”.

A piscina descoberta irá ser assumida “na sua totalidade pela Câmara Municipal” num investimento de cerca de 700 mil euros.

Mas José Pio não quer uma “piscina tradicional” na sede de concelho. “Não esperemos dali um tanque, uma piscina tradicional mas sim um espaço diferente, um espaço apelativo”, esclareceu o presidente.

A piscina irá ficar localizada junto ao Agrupamento de Escolas de Gavião, na antiga casa de João Ascensão e vai implicar um projeto de requalificação. “Existe uma casa que vai ser adaptada a Posto de Turismo, vai ter uma loja de produtos tradicionais e, na parte superior, vamos criar uma sala polivalente onde vamos divulgar a nossa Banda Juvenil, tudo o que é o seu espólio e o maestro Sílvio Pleno, que foi o fundador da Banda Juvenil do Gavião, a par com o antigo presidente da Câmara, Jaime Estorninho”, esclareceu o presidente.

José Pio não quis arriscar uma data para a conclusão dos trabalhos mas adiantou que a candidatura será submetida na próxima quarta-feira e espera que “dentro de um mês esteja aprovada” de forma a que seja possível “lançar concursos e pedir autorização ao Tribunal de Contas, que é sempre o que demora mais tempo”. A candidatura a fundos europeus para a requalificação da casa de João Ascensão representa uma comparticipação de 85%.

O autarca disse esperar que “no primeiro trimestre do próximo ano” a obra terá início, e que “sabemos que é uma obra para 365 dias, um ano, portanto só em 2021 é que estaremos em condições de mergulhar naquele espaço”.

Um investimento de 1 milhão e 200 mil euros que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Gavião, “é aquilo que sinto que podemos fazer”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X