A Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) alerta a população para uma tendência de aumento no número de casos de gripe na região.
Os dados epidemiológicos e o modelo preditivo da Unidade de Saúde Pública da ULS Médio Tejo fazem antever que o pico de infeções ocorra nas próximas semanas, coincidindo assim com o período das festividades de Natal.
Face a esta previsão, a ULS Médio Tejo reforça a importância da vacinação como a melhor forma de prevenção de doença respiratória grave.
Recomenda-se que a população elegível à campanha de vacinação sazonal gratuita contra a gripe e a covid-19, que ainda não se encontre imunizada, se dirija aos centros de saúde da sua área de residência – ou farmácias comunitárias, no caso de idade inferior a 85 anos –, para a toma das vacinas que são comprovadamente seguras e eficazes.
Paulo Luís, médico de Saúde pública da ULS Médio Tejo explicou à Antena Livre que o número de casos está a aumentar e que o pico poderá acontecer daqui a uma ou duas semanas.
Paulo Luís, Médico de Saúde Pública
Em caso de necessidade de cuidados médicos, é importante reforçar à população a necessidade de ligar previamente para a linha SNS24 (808 24 24 24) antes de qualquer deslocação às urgências hospitalares da região, para garantir uma adequada resposta no local mais indicado para a condição de saúde de cada utente.
Recomenda-se ainda reforçar o arejamento dos espaços, utilizar máscara em caso de sintomas respiratórios e adotar medidas de higiene rigorosas, como lavar as mãos frequentemente e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
Para proteger os mais vulneráveis das infeções respiratória, deve-se evitar visitar pessoas idosas, crianças ou indivíduos com doenças crónicas, caso se apresentem sintomas respiratórios. Recomenda-se também evitar ao máximo locais fechados e com grande concentração de pessoas.
A Unidade de Saúde Pública da ULSMT permanece atenta à evolução da situação e continuará a fornecer informações atualizadas à população.