Mação acaba de ter homologadas mais quatro Rotas. A sinalética já tinha sido colocada em fevereiro deste ano e estava quase tudo pronto para mais este passo.
O trabalho promovido pela Associação Rotas de Mação, em articulação com a Câmara Municipal de Mação, dá sinais positivos quanto à aposta de Mação na promoção da prática desta modalidade desportiva e, paralelamente, à divulgação do seu território e do seu património. O acompanhamento dos trabalhos pode ser feito através das redes sociais e também no site http://www.rotasdemacao.pt.
A Entidade Pública Promotora Principal é o Município de Mação, que suporta o custo da sinalética, bem como do processo de homologação. O Município de Mação suporta também os custos inerentes à adequação do percursos, com infraestruturas e desmatações, por exemplo, necessária ao bom usufruto dos mesmos e condição para a sua homologação.
As outras Entidades Públicas da área geográfica destes Percursos são a União das Freguesias Mação, Penhascoso e Aboboreira, Junta Freguesia de Envendos, Junta Freguesia da Amêndoa e Junta Freguesia de Cardigos.
As cartas de homologação emitidas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal são certificados de qualidade cuja atribuição obedece a exigências relativas ao traçado, marcação e manutenção dos percursos pedestres, nomeadamente no que diz respeito à segurança dos praticantes e à preservação do ambiente.
Recorde-se que os percursos das Rotas de Mação contemplam um plano de segurança e socorro pioneiro a nível nacional e que este tem sido desde sempre um dos principais focos de atenção do grupo de trabalho.
DESCRIÇÃO DAS 4 ROTAS AGORA HOMOLOGADAS:
PR6-MAC-ROTA DA AMÊNDOA
Percurso
Com início e fim no mesmo local, este trilho circular engloba grande parte da freguesia que lhe dá o nome. Trata-se de um itinerário rural com vários séculos de história e enorme riqueza cultural e geológica.
O famoso Poço Mourão, lugar de visita obrigatória, sobretudo na época das chuvas, será para muitos o ex-libris desta rota, mas há muito mais para descobrir, a começar desde logo pela Serra da Amêndoa e pelas quase duas dezenas de aldeias que se espalham à sua volta.
Com quase 40 km2 de área, a freguesia da Amêndoa apresenta uma biodiversidade singular e um convite irrecusável para um passeio demorado pelas ancestrais Terras de Amíndula.
PR8-MAC-ROTA DOS ENVENDOS
Percurso
A Rota dos Envendos também poderia denominar-se Rota dos Miradouros, e não é à toa que este é um dos trilhos mais exigentes de Mação, é que desfrutar das vistas assombrosas de lugares como o Castelo Velho da Zimbreira ou Moita da Asna exige esforço e perseverança. Ainda assim, vale muito a pena, as vistas são de tirar o fôlego!
Embora o Pego da Rainha seja o ponto mais conhecido deste trilho, as paisagens que o compõem são todas verdadeiramente arrebatadoras e por isso merecem ser tão conhecidas quanto a famosa cascata.
Com princípio e fim da Praça da República, bem no coração de Envendos, e com passagem por algumas das aldeias da freguesia com o mesmo nome, nomeadamente a Zimbreira, esta é uma Rota para os caminhantes mais corajosos e aventureiros.
PR9-MAC-ROTA DO PENHASCOSO
Percurso
A Rota do Penhascoso estende-se ao longo de um extenso e verdejante vale atravessado todo ele pela Ribeira do Coadouro, o principal fio condutor deste trilho. Ao longo do trajeto, a água é uma presença constante, sendo inúmeros os locais que convidam a um contacto próximo com a natureza.
O percurso começa e termina no Jardim do Fundão, no centro da pitoresca aldeia de Penhascoso, rica em património cultural e paisagístico. O coreto, as várias capelas e fontanários, assim como a Igreja de Nossa Senhora do Pranto e a Torre do Relógio, além do casario, bonito e cuidado, merecem um olhar atento e demorado antes (ou depois) da caminhada.
Com apontamentos que relembram, aqui e ali, vidas dedicadas ao campo, ao gado e ao pinhal, este é um trilho vincadamente rural, onde se destacam, de resto, alguns campos ainda cultivados, pequenos rebanhos e paisagens bucólicas.
PR10-MAC-ROTA CARDIGOS PRAIA
Percurso
Composta maioritariamente por caminhos rurais, esta é uma rota com apenas 10km, de formato circular e baixo grau de dificuldade. A Praia Fluvial de Cardigos, uma das mais procuradas na região do Médio Tejo durante a época balnear, marca o seu início e fim e será, para muitos, o ponto alto de todo o percurso, especialmente se estivermos na época quente e a caminhada terminar com um mergulho refrescante.
Todavia, o percurso inclui outros pontos de interesse, todos eles suficientemente interessantes e apelativos para justificar a pequena caminhada. É o caso do centro histórico de Cardigos, tão bonito e sempre cheio de vida, dos vários fontanários localizados em aldeias distintas e das deslumbrantes paisagens naturais. Todos eles merecem ser apreciados ao ritmo da caminhada, sem pressas, conforme as necessidades e expectativas de cada um.
Em Cardigos encontrará ainda vestígios de uma natureza selvagem e resiliente, recantos encantadores e paisagens campestres que proporcionam verdadeiras viagens no tempo.
Galeria de Imagens